Marcos da Costa participa de homenagem a Franco Montoro no CIEE


15/07/2016

Marcos da Costa participa de homenagem a Franco Montoro no CIEE
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, durante o Seminário Comemorativo in Memoriam do Professor André Franco Montoro, promovido pelo CIEE

Com a presença de jovens estudantes, uma homenagem ao centenário de nascimento do ex-governador paulista André Franco Montoro foi realizada na manhã desta sexta-feira (15/07), em auditório do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), no Itaim Bibi, na capital paulista. O seminário reuniu especialistas do Direito para saudar a memória do advogado e ex-conselheiro da OAB SP, cuja trajetória na vida pública foi pautada por moralidade, legalidade, ética e liberdade. “Todos os eventos que se destinem a homenagear a pessoa de Franco Montoro merecem apoio pelo homem público que ele foi e pelo exemplo que ainda é, sobretudo para os jovens. É fundamental mostrar para a juventude que fazer política não é o que se vê hoje no Brasil, mas sim doar a sua vida em favor de uma causa nobre. Esse foi o ideal apresentado por ele”, diz Marcos da Costa, presidente da instituição, que destacou tendo Franco Montoro, advogado e Conselheiro da OAB SP.

Nos discursos, os presentes relembraram a vida e o caminho político do ex-governador. Nascido no dia em que os franceses comemoram a queda da Bastilha, ato que marcou o início da Revolução Francesa e fim do regime absolutista, André Franco Montoro destacou-se por sua veia humanista. Ele levou a cabo iniciativas precursoras, como a formação de conselhos que buscavam igualdade racial, valorização da condição feminina e da pessoa com deficiência, e em defesa do meio ambiente – para citar alguns exemplos. “Também foi inaugurada na gestão dele a primeira delegacia da mulher. São exemplos que mostram a preocupação com o ser humano acima de tudo”, destacou o dirigente da Secional paulista. A OAB SP promove homenagem a Montoro neste sábado (16/07), no auditório da Fecomercio, ocasião em que também será lançada a Escola de Liderança e Cidadania da instituição.

Além de chefe do Executivo paulista, Montoro ocupou outros cargos na vida pública brasileira, como os de vereador, deputado estadual e federal, senador, além de ministro do Trabalho e Previdência Social no gabinete parlamentarista de Tancredo Neves na década de 1960. O paulistano, filho do tipógrafo André Montoro e de Tomásia Alijostes, também foi professor nas faculdades de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e jornalista.

O presidente da OAB SP integrou a mesa de participantes do seminário ao lado de Eugenio Augusto Franco Montoro, um dos sete filhos do homenageado; Sérgio Rezende de Barros, titular da cadeira nº 44 da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ), que tem como patrono André Franco Montoro; Lafayette Pozzoli, chefe de gabinete da reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Ricardo Henry Marques Dip, presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP); Milton Paulo de Carvalho, membro da APLJ; e dos representantes da instituição anfitriã, Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE/SP e Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ), também presidente emérito do CIEE.