Palestra na OAB SP trata da aplicação da criminologia na investigação criminal


18/07/2016

O uso da criminologia como ferramenta de inteligência tem sido cada vez mais comum na investigação criminal, tanto na perícia privada quanto na oficial. Seus mecanismos são caracterizados pela integração de disciplinas como profiling criminal, ciências forenses, criminalística, psicologia forense, vitimologia e reconstrução do crime, por exemplo. Diante da importância do tema, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove palestra na terça-feira (19/07), a partir 09h30, no auditório do prédio da Praça da Sé.

A exibição será do professor Fernando de Pinho Barreira, perito criminal; especialista em Direito Digital e em Perícia Criminal; especialista em Sociedade da Informação e Direito de Autor pela Universidade de Lisboa; bacharel em Direito; Administração de Empresas e Análise de Sistemas; membro das Associações: The British Society of Criminology (UK), High Technology Crime Investigation Association (HTCIA - EUA), The Academy of Criminal Justice Sciences (ACJC - EUA), International Association of Computer Investigative Specialists (IACIS - EUA) e CEO do The Perfect Link Forensics.

Para Barreira, os mecanismos da criminologia possibilitam respostas aos casos de violência sofridos pelas vítimas, o que sugere mais eficiência do Estado. “A estatística nos diz qual o perfil dos hackers ou dos fraudadores, por exemplo, quando há a análise científica dos crimes. A investigação criminal se faz com métodos, técnicas e ferramentas forenses de investigação”, adianta.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=18694.

Serviço
Evento: “Uso da criminologia e criminal profiling na investigação criminal”
Data: 19/07 - 09h30
Local: Praça da Sé, 385 - 1º andar