Presidente do TRT-15 e arcebispo de Campinas comparecem à 1ª sessão do Conselho fora da capital


18/07/2016

Presidente do TRT-15 e arcebispo de Campinas comparecem à  1ª sessão do Conselho fora da capital
A partir da esquerda: Daniel Blikstein, presidente da Subseção de Campinas; Gisele Fleury Charmillot, secretária-adjunta; Airton José dos Santos, arcebisbo Metropolitano de Campinas; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP; Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho, tesoureiro e Adib Kassouf Sad, diretor da CAASP

Na abertura dos trabalhos da primeira sessão ordinária do Conselho Secional da OAB SP realizada fora da capital paulista, Marcos da Costa, presidente da entidade, adjetivou de histórico o encontro inédito. “Desde janeiro de 1932, há 84 anos, quando a nossa entidade foi criada, nunca o órgão máximo de decisão da advocacia paulista havia se reunido em outro lugar que não a cidade de São Paulo”, pontuou o dirigente da Secional paulista da Ordem.

No auditório da Subseção de Campinas, os trabalhos começaram com uma homenagem aos ex-presidentes da OAB Campinas, uma das mais antigas Subseções do país. “Trazer a 2396ª sessão do Conselho para Campinas demonstra o prestígio que a diretoria da OAB SP dá à advocacia do interior”, acrescentou Daniel Blikstein, presidente da Subseção anfitriã.

Presidente do TRT-15 e arcebispo de Campinas comparecem à 1ª sessão do Conselho fora da capital
Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT - 15ª região, durante reunião ordinária do Conselho da OAB SP, realizada na Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas

A sessão pioneira no interior contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho - 15ª Região (TRT 15), Lorival Ferreira dos Santos, que recebeu entusiasmados aplausos ao defender a presença de advogados em procedimentos de conciliação. “Estamos passando por um momento de crise, com desemprego em mais de 11%, e é importante incentivar os meios alternativos de solução de conflitos, mas sem prejuízo para o jurisdicionado, o que implica na presença do advogado”, ponderou o magistrado.

A abertura da sessão foi composta pelos demais membros da diretoria da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente; Caio Augusto dos Santos, secretário-geral; Gisele Fleury de Lemos, secretária adjunta; Ricardo Toledo Santos Filho, tesoureiro. O diretor da CAASP, Rodrigo Ferreira Lyra, também integrou a comitiva. Entre os convidados, estiveram a deputada estadual, Célia Leão; o secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura de Campinas, Mário Orlando Galves de Carvalho; e o vereador Rafa Zimbladi, presidente da Câmara Municipal de Campinas.

Presidente do TRT-15 e arcebispo de Campinas comparecem à 1ª sessão do Conselho fora da capital
Plateia lotada no auditório da Subseção de Campinas, onde ocorreu a reunião

No período da tarde, as atividades continuaram e contaram com a presença do arcebispo de Campinas, Airton José dos Santos, que partilhou o propósito de unir as forças da OAB SP e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em torno de um projeto de conscientização política da população. “O trabalho deve ser de resgate de valores, sem preferência partidária ou ideológica”, afirmou o conselheiro secional e diretor da CAASP, Adib Kassouf Sad, que vem coordenando o diálogo com a CNBB.