Advocacia e autoridades marcam presença na inauguração da Sede Cultural da OAB SP


11/08/2016

A nova sede cultural da OAB SP, no prédio da Sé, foi inaugurada em data especial para a classe: o Dia do Advogado. Antes do desenlace da fita inaugural no fim da manhã deste 11 de agosto, a rua ficou lotada com a presença de autoridades, advogados e convidados. A cerimônia, que iniciou com o hasteamento das bandeiras sob o Hino Nacional, também reuniu na celebração que ocorreu depois no salão nobre, diferentes gerações de presidentes da Ordem paulista, os quais foram homenageados e condecorados. Nos discursos dos presentes, o reconhecimento da relevância dos advogados como um dos pilares da democracia.

“O onze de agosto representa o cerne do Estado Democrático de direito. Não há democracia sem liberdades e quem assegura as liberdades é a advogada é o advogado”, disse Marcos da Costa, presidente da OAB SP. “O Brasil não vive hoje apenas uma crise política e econômica, mas vive, na realidade, uma crise ética e moral sem precedentes e, a advocacia brasileira e a Ordem dos Advogados do Brasil, têm se feito presente”, completou Claudio Lamachia, presidente do Conselho Federal. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti, cumprimentou a classe e ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre advogados, magistratura e Ministério Público. “Devemos trabalhar juntos para melhorar muito nosso serviço judiciário, estamos comprometidos com essa causa”, disse.

Advocacia e autoridades marcam presença na inauguração da Sede Cultural da OAB SP
Claudio Lamachia e Marcos da Costa entregam a Medalha do Mérito da Advocacia a Mario Sergio Duarte Garcia na Cerimônia de Inauguração da Sede Cultural da OAB SP

Já o secretário de Justiça e Cidadania, Márcio Elias Rosa, falou em nome do governador Geraldo Alckmin. “Registro o respeito do governo do Estado de São Paulo a toda a advocacia paulista, à OAB e deixo aqui a absoluta admiração pelo serviço que é prestado por todos os advogados. Não há justiça sem a advocacia plena. Não há Estado Democrático de Direito sem a advocacia valorizada e fortalecida”, afirmou. “Não podemos esquecer o papel da OAB na sociedade a trajetória construída por tantos presidentes que recebem homenagem [hoje]”, completou o procurador geral do Ministério Público, Gianpaolo Smanio.

Advocacia e autoridades marcam presença na inauguração da Sede Cultural da OAB SP

Após os discursos, ex-presidentes da Ordem paulista receberam medalhas do mérito da advocacia paulista e láureas de agradecimento para ex-presidentes da OAB SP. Foram homenageados: Mario Sergio Duarte Garcia (1979 – 1981), Antonio Cláudio Mariz de Oliveira (1987 – 1991), João Roberto Egydio Piza Fontes (1993 – 1995), Rubens Approbato Machado (1998 – 2000), representado pela conselheira Marcia Melaré, Carlos Miguel Aidar (2001 – 2003), Luiz Flávio Borges D’Urso (2004 – 2012).

Advocacia e autoridades marcam presença na inauguração da Sede Cultural da OAB SP

Durante o evento, a diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Ivette Senise, pontuou ser muito importante para o alcance do trabalho da Escola a inauguração das oito salas no prédio da Sé. “Atendemos média de mil alunos por semana e 52 mil pela web, disseminados por todo o Brasil. Vamos ter agora a oportunidade de aumentar ainda mais o benefício que concedemos a advocacia através dos nossos cursos, que têm como função aprimorar os conhecimentos e melhor capacitar os profissionais para o exercício de sua atividade”, finalizou.

Além dos citados, também estiveram presentes o desembargador Mario Ferraz, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o deputado Arnaldo Faria de Sá, conselheiros estaduais e representantes da advocacia paulista.