Advocacia e Cidadania são temas de palestra em Itu


31/08/2016

Advocacia e Cidadania são temas de palestra em Itu
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, na palestra de encerramento da Semana Jurídica Regional de Itu, realizada no Instituto Borges de Arte e Ofício

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, proferiu palestra, em tom de conversa descontraída, sobre o paralelo entre Advocacia e Cidadania, encerrando a Semana Jurídica Regional na cidade de Itu, abrangendo as Subseções de Salto, Capivari, Indaiatuba, Itu e Porto Feliz promovida em comemoração à criação dos cursos jurídicos no Brasil (19/08), que aconteceu no salão nobre do Instituto Borges de Artes.

“O binômio advocacia e cidadania é inquebrantável”. Com essa frase Costa iniciou sua exposição, lembrando momentos importantes da história do país onde o papel da advocacia se destacou. “Desde o Império e passando por toda a República, os advogados auxiliaram de forma decisiva na formulação da história de nosso país”.

A advocacia, no Brasil, assumiu sempre o papel de protagonista das grandes mudanças sociais. O advogado brasileiro, além do papel de defender tecnicamente, com qualidade, ética, dedicação os interesses de seu cliente, também sempre exerceu papel de agente de transformação social, tanto na luta pelo abolicionismo, como na negociação da volta do habeas-corpus no período da ditadura militar, ou a participação da coordenação do movimento cívico pelas “Diretas Já”.

“Agora, diante do cenário político conturbado do país, temos uma nova oportunidade de auxiliar o Brasil, não apenas na defesa de nossas instituições, mas especialmente apresentando as propostas necessárias para o país reencontrar seu caminho, de crescimento econômico e social, e também de se transformar na Nação justa, igualitária, inclusiva, que todos queremos”, afirmou Marcos da Costa

A OAB SP tem promovido debates e campanhas de interesse social como de “Reforma Política Já” e “Corrupção, Não”, que resultaram em propostas efetivas para superação da crise atual. “Teremos eleições em outubro. Pleito que vem marcado com a esperança da sociedade brasileira de que iniciaremos uma mudança na cultura política brasileira. Somente no Estado de São Paulo teremos mais de 86 mil candidatos a prefeitos e vereadores. A OAB SP está apresentando a cada candidato o Manifesto por Eleições Limpas”, disse Marcos da Costa. E completou: “Iremos divulgar o nome dos candidatos que assinaram o manifestado, assumindo compromissos de respeito aos eleitores e aos valores republicanos”.

Participaram da palestra de encerramento da Semana Jurídica Regional: Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, secretária-geral adjunta da OAB SP; Rosana Maria Petrilli, conselheira Secional; Daniela Aum, secretária-geral adjunta da Subseção da OAB de Indaiatuba; Neusa Batista, tesoureira da Subseção da OAB de Salto; Rui Lourensetto Junior, vice-presidente da Subseção da OAB de Itu; Rene Paschoal Liberatore, conselheiro Secional; Antonio Carlos Delgado Lopes, conselheiro Secional; Maria Cecilia Verderi Piva, secretária-geral da Subseção da OAB de Itu, e Viviane Gonçalves Teixeira Matavelli, secretária-geral da Subseção da OAB de Indaiatuba.