A OAB SP parabeniza Cármen Lúcia à frente do STF


10/08/2016

Cármen Lúcia presidirá o STF

O Supremo Tribunal Federal elegeu a ministra Cármen Lúcia para dirigir a Corte no biênio 2016-2018. A votação é secreta e sua aprovação se deu por dez votos. A mineira de Montes Claros será a segunda mulher a assumir o STF depois de Ellen Gracie. O plenário do STF também elegeu o ministro Dias Toffoli como vice-presidente. O resultado da apuração já era aguardado porque obedece tradição do Supremo.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, parabeniza a ministra não só pela “dedicada trajetória construída na advocacia pública antes de chegar ao Supremo, como pelo fato de ver uma mulher novamente ocupando a presidência da Suprema Corte do país”.

Cármen Lúcia começou carreira jurídica como procuradora estadual, chegando ao cargo máximo da função como procuradora-geral do Estado de Minas Gerais. Foi ministra e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo chegado ao STF em 2006. Formada em Direito pela PUC Minas (1977), é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A solenidade de posse está marcada para o dia 12 de setembro.