Conferência Regional - Advogados de Sorocaba e região debatem projetos para o futuro da classe


01/08/2016

Conferência Regional - Advogados de Sorocaba e região debatem projetos para o futuro da classe
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, durante a 4ª Conferência Regional da Advocacia, realizada no Hotel Golden Park de Sorocaba

A 4ª Conferência Regional da Advocacia trouxe os presidentes de treze Subseções da região de Sorocaba para uma reunião com a diretoria da OAB SP, colocando em pauta assuntos de interesse da classe. As Subseções convidadas foram Boituva, Cerquilho, Conchas, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê e Votorantim.

“Como gestores de Ordem, temos a obrigação de contato permanente com a advocacia, ouvindo as críticas e sugestões e prestando contas do que estamos fazendo”, disse Marcos da Costa, presidente da OAB SP. Ele recomendou aos presidentes das Subseções participantes que procurem adotar essa postura de diálogo, especialmente em temas sensíveis, como plano de saúde e ampliação dos serviços que a entidade oferece.

O presidente da Subseção anfitriã elogiou a condução dos trabalhos realizados na sexta-feira (29/07). “Percebemos que há união entre os presidentes das Subseções da Região e respaldo da diretoria Secional”, disse Márcio Rogério Dias.

Boa parte dos presidentes das Subseções levou as queixas da advocacia sobre comportamento e medidas adotadas por magistrados de algumas Comarcas da região como, por exemplo, o fechamento de rampa de acesso e do posto de atendimento bancário do Fórum de Cerquilho. “A Comissão de Relações com Poder Judiciário Estadual tem levado fatos como esses para as reuniões com o Tribunal de Justiça e o diálogo tem resolvido questões como essas”, explicou Fabio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP e líder dessa Comissão.

Os demais integrantes da diretoria da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, secretário geral; Gisele Fleury Charmilot Germano de Lemos, secretária adjunta; e Ricardo Toledo Santos Filho, tesoureiro, também participaram dessa edição da Conferência Regional. A CAASP, foi representada pelos diretores Alexandre Ogusuku, ex-presidente da Subseção de Sorocaba, Jorge Eluf Neto e Adib Kassouf Sad.

No período da tarde, os trabalhos foram abertos para os advogados interessados em acompanhar as palestras dos presidentes das Comissões da Secional paulista: Fernando Calza de Salles Freire (Tribunal de Ética e Disciplina), Cid Vieira de Souza Filho (Comissão de Direitos e Prerrogativas), Katia Boulos, (Comissão da Mulher Advogada), Aislan de Queiroga Trigo (Comissão de Assistência Judiciária), Leandro Caldeira Nava (Comissão do Jovem Advogado), Renata de Carlis Pereira (Comissão OAB Concilia) Júlio César Fiorino Vicente (vice-presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia).

Durante a Conferência, a OAB SP materializou o reconhecimento do esforço dos decanos das Subseções participantes, entregando placas de homenagem para Luiz Rosati, Milton José Bíscaro, Floriano Moreno Ferres, Josias Lagreca, Carlos Costábile Meola, Anacleto Nunes, Luiz Carlos Vianna de Andrade Lima, Edmilson de Brito Landi, João Garcia Neto, Wilma Fioravante Borgatto, Onélio Calegare, Claudio Mazetto, Ratib Buchala, Jose Luiz Monteiro, Cypriano Prestes de Camargo e Eliana Mariza Rangel Miguel.