Empossada, Comissão da OAB SP quer acabar com a cultura do trote universitário


10/08/2016

Advogados e convidados exibem o cartaz de divulgação da Campanha da OAB SP contra o Trote Universitário

“Sempre que atuamos contra o trote universitário é comum ouvirmos os alunos veteranos reclamando o ‘direito’ de terem seus bichos. É uma cultura de vingança e revanchismo que condenamos e queremos mudar”, afirmou Wagner Cavalcante dos Santos, novo presidente da Comissão Contra o Trote Universitário, durante a solenidade de posse, na sexta-feira (05/08).

A cerimônia, realizada na sede da OAB SP, foi uma espécie de passagem de bastão, uma vez que o vice-presidente da entidade, Fábio Romeu Canton Filho, comandava a Comissão na gestão anterior (2013-2015). “Todo ano temos ocorrências de trotes violentos. Não podemos mais aceitar que pais recebam a notícia de que seus filhos estão internados em coma alcóolico ou tratando sequelas de agressões físicas que, algumas vezes, até levam à morte”, defendeu Canton Filho.

Empossada, Comissão da OAB SP quer acabar com a cultura do trote universitário
Wagner Cavalcante dos Santos, presidente da Comissão Contra o Trote Universitário da OAB SP, fala aos presentes durante a cerimônia de posse

A Comissão continua com a mensagem de extinção de todo e qualquer tipo de trote, mesmo aqueles com o título “solidário”. Para o atual e o ex-presidente, nesse tipo de trote há o risco de criar constrangimento para os calouros com limitações financeiras ou outra dificuldade de participação na atividade. Eles consideram que, mesmo sendo facultativa, a não participação no trote solidário pode deixar o aluno que acabou de ingressar na faculdade marcado pelo resto da vida acadêmica.

Para a gestão 2016-2018, o grupo de trabalho terá Júlio Cesar Konkowski da Silva como secretário. Os demais membros são Angélica Aparecida Carvasan, Daniel Paulo Pegas Nascimento, Edson de Jesus Santos, Fábio Rocha da Cruz, Fernando Gandelman, Hilton da Silva, Simone Alves Rovida, Daniela Cristina de Oliveira e Michelle Werneck dos Reis.