Jovem advocacia da OAB SP toma posse, faz homenagem e discute o novo CPC em congresso


24/08/2016

Jovem advocacia da OAB SP toma posse, faz homenagem e discute o novo CPC em congresso
Leandro Caldeira Nava, presidente recém empossado da Comissão do Jovem Advogado durante cerimônia

O Teatro Gazeta foi palco, no último sábado (20/08), da posse da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP e do 1º Congresso sobre o novo Código de Processo Civil. O presidente da Ordem dos Advogados - Seção São Paulo, Marcos da Costa, fez a abertura e o vice-presidente e diretor das Comissões, Fábio Romeu Canton Filho, empossou os novos integrantes, nomeando Leandro Caldeira Nava e Marcos Fernando Lopes, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão.

Fazendo discurso para uma plateia formada em sua maioria por novos advogados e estudantes de Direito, Marcos da Costa destacou que a OAB SP já promoveu mais de 300 cursos e palestras presenciais e a distância, que ajudaram os colegas a amenizarem as dificuldades naturais trazidas com o novo código. Costa frisou, ainda, que o novo CPC é o primeiro editado durante o atual período democrático do país. Sobre a posse da nova Comissão do Jovem Advogado, o presidente disse: “São os novos profissionais que dão o oxigênio e trazem a força necessária para que os grandes avanços que a advocacia e a sociedade precisam alcançar”.

Recem-empossado presidente, Leandro Nava disse se sentir desafiado a comandar a Comissão e continuar o trabalho de liderança à frente da jovem advocacia no Estado de São Paulo. Nava pretende editar um livro por semestre, contendo artigos com temas de interesse da jovem advocacia e criar, em cada Subseção da Ordem paulista, uma Comissão do Jovem Advogado: “Entendo que os jovens advogados do Estado de São Paulo são prioridade e a criação dessas Comissões vai dar o suporte necessário para que o novo advogado de todo o Estado consiga enfrentar melhor os desafios do início de carreira”. Além disso, Leandro Nava destacou que a Comissão mantém grupos nas redes sociais e no WhatsApp com a finalidade de auxiliar os colegas nas pequenas dúvidas jurídicas do cotidiano.

Jovem advocacia da OAB SP toma posse, faz homenagem e discute o novo CPC em congresso
A partir da esquerda: Leandro Caldeira Nava, presidente da Comissão do Jovem Advogado; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP e Marcos Fernando Lopes, vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado na Solenidade de Posse e 1º Congresso sobre o Novo CPC

Durante o evento também foi realizada uma homenagem aos ex-presidentes da Comissão presentes: Fábio Romeu Canton Filho (2004-2006), Fábio Guedes Garcia da Silveira (2012) e Everton Simon Zadikian (2013-2015).

Na abertura do Congresso, Canton teceu considerações sobre a advocacia e o novo CPC, o início de carreira e as suas perspectivas. Em sua fala, advertiu os jovens que a advocacia é uma profissão que tem como princípio fundamental o olhar respeitoso para o problema do próximo, e frisou que o início da carreira não se dá após recebimento da carteira de advogado, mas, sim, pelo comprometimento com o curso de Direito ainda nos bancos da faculdade. Lembrou que os jovens devem ser claros e precisos nas explicações sobre os trâmites processuais para com os seus clientes e sempre manter a transparência na conduta ética para não incorrer em problemas futuros: “Um advogado que não tem domínio das prerrogativas profissionais, seguramente, terá maior dificuldade em defender os direitos dos seus clientes. Consequentemente, prestará um serviço inferior”, enfatizou.

No Congresso, foram debatidos os seguintes temas: petição inicial no novo CPC, normas fundamentais do Processo Civil, o impacto do novo CPC na jovem advocacia – Uma visão geral da nova sistemática processual e o novo CPC nas relações de consumo.

Compuseram a mesa diretora da posse: Thays Leite Toshi, presidente da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB SP; o professor Edison Maluf; Marcos Fernando Lopes, vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado; Everton Simon Zadikian, ex-presidente da Comissão do Jovem Advogado, e Fabio Guedes Garcia da Silveira, conselheiro e ex-presidente da Comissão do Jovem Advogado.