Em Presidente Prudente, candidatos firmam compromisso pela ética na campanha eleitoral


09/09/2016

A Subseção de Presidente Prudente recebeu em 08/09 os candidatos à Prefeitura para o lançamento do “Manifesto por eleições limpas”, composto por dez compromissos elaborados pela Secional paulista da Ordem. Na assinatura do documento, eles firmaram suas posições para que a campanha transcorra de forma transparente e de acordo com as legislações eleitorais. Compareceram na Casa da Advocacia e da Cidadania, Regina Penati (PT), Nelson Bugalho (PTB), Donizete Antônio Marcelino (PSOL), Daniel Grandolfo (Solidariedade) e Fábio Sato (PPS). Agripino Lima de Oliveira Filho (PMDB), José Lemes Soares (PRB) e Dodô (PT do B) não foram.

Para Rodrigo Lemos Arteiro, presidente da OAB de Presidente Prudente, o termo firmado estabelece os critérios básicos para um pleito ético, seguindo os princípios da legislação eleitoral e dos direitos constitucionais. “É dever da OAB ajudar a população não apenas na escolha do candidato, mas também reunir elementos jurídicos para que o vencedor da eleição seja cobrado quando estiver no exercício do mandato”, afirma.

Durante o encontro, os candidatos tiveram 15 minutos para expor seus projetos de governo. Os temas foram livres, porém, as apresentações seguiram as diretrizes principais para a cidade, como educação, transporte, saúde e melhorias viárias.

A ação é parte da campanha da OAB SP. Confira no site da OAB SP o manifesto e as dez propostas da OAB SP por eleições limpas.