Mulheres são maioria nas solenidades de entrega de carteiras


21/09/2016

Mulheres são maioria nas solenidades de entrega de carteiras
Marcos Fernando Lopes, vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado; Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP; Gustavo Neves Forte, membro da Comissão de Seleção e Inscrição; Daniela de Andrade Bernardo, membro da Comissão da Mulher Advogada na cerimônia de Entrega de Carteiras aos novos advogados e estagiários no dia 14/09

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo realizou nos dias 14 e 15/09, seis solenidades de entrega de carteiras para novos advogados e estagiários. As entregas foram realizadas no plenário dos conselheiros da Ordem paulista e no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP). No total, 246 novos profissionais receberam o documento e, mais uma vez, as mulheres foram maioria. Do total geral, elas somavam 139 novos advogados.

Na primeira entrega do dia 14/09, o vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, representou o presidente Marcos da Costa e lembrou aos presentes que agora todos têm a obrigação de contribuir de forma direta com as mudanças que a sociedade necessita, e completou: “Vocês serão o futuro da nossa profissão e em pouco tempo estarão liderando os rumos da advocacia e da OAB SP”. Canton aproveitou o momento e pediu aos compromissados para conhecerem e utilizarem os benefícios da CAASP.

Mulheres são maioria nas solenidades de entrega de carteiras
O presidente da Comissão do Jovem Advogado, Leandro Caldeira Nava, fala aos presentes durante a cerimônia

Nas duas entregas seguintes, o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Leandro Cadeira Nava, representou o presidente da Seção São Paulo da OAB SP e lembrou que todos devem observar bem os procedimentos éticos da profissão para que não sofram infrações disciplinares que, por ventura, possam levá-los à exclusão dos quadros de inscritos da Ordem paulista. Também os incentivou a lutar pelas garantias das prerrogativas profissionais: “Os jovens advogados não podem se intimidar perante aos colegas magistrados; vocês são jovens de carteiras, mas possuem o conhecimento técnico”, concluiu Leandro Nava.

Mulheres são maioria nas solenidades de entrega de carteiras
Gisele Fleury Charmillot de Lemos fala aos novos advogados na cerimônia de entrega de carteiras


No dia 15/09, o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Fernando Oscar Castelo Branco, representou o presidente da OAB SP e pediu a todos que continuem aprimorando o conhecimento profissional, pois o Direito é uma área em constante transformação, e aproveitou para elencar os cursos que a OAB SP e a Escola Superior de Advocacia (ESA) disponibilizam a todos os advogados. Castelo Branco prestou homenageou os pais e padrinhos dos compromissados, que foram essenciais para que aos compromissados chegassem àquele momento. “Vocês acompanharam arduamente todo o sacrifício diuturno e compartilharam as agruras e alegrias, e hoje merecem os parabéns nessa data de vitória”, finalizou.

Novos advogados fazem juramento
A secretária-geral adjunta da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, que representou o presidente da OAB SP na segunda entrega, recordou o prazer de entregar a carteira funcional para a própria filha: “Sei a emoção que os senhores pais e mães aqui presentes estão sentindo, parabéns!”. Além disso, a secretária-adjunta recomendou a todos que continuem nos estudos que é o melhor e principal caminho para o êxito profissional. Ao final, o ex-conselheiro da OAB SP, Cid Flaquer Scartezzini emocionado fez a entrega da carteira de estagiária para a neta Isabella Amaral Gomes Flaquer Scartezzini.

Compuseram as mesas: Renato Moreira Sales, integrante da Comissão do Jovem Advogado; Yeda Peixinho Bento, integrante da Comissão da Mulher Advogada; Sidnei Alzidio Pinto, conselheiro Secional; Ricardo Mello, ex-conseheiro da OAB SP; Gustavo Neves Fortes, assessor da Comissão de Seleção e Inscrição; Marcos Fernando Lopes, vice-presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP, e Daniela de Andrade Bernardo, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP.