Seminário da OAB SP apresenta perfil e políticas públicas direcionadas aos idosos paulistas


26/09/2016

A Sede Cultural da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil recebe na terça-feira (27/09) o seminário “O empoderamento da pessoa idosa”, a partir das 09h00. Os painéis vão abordar temas como as políticas públicas para o envelhecimento ativo, a segurança pública e a tutela dos direitos da pessoa idosa, além da advocacia em perspectiva etária.

Promovido pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP, com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos, o seminário tem como objetivo levantar dados e informações a respeito do idoso no estado de São Paulo para a elaboração de estudos e futuros projetos para sua valorização, de acordo com a presidente da Comissão, Adriana Maria de Fávari Viel. “A nossa intenção é abordar temas transversais efetivos e eficientes, buscando inseri-los nas comunidades, valorizando os idosos por meio do empoderamento, da preocupação de todos para com o envelhecimento ativo, e a necessidade premente da convivência intergeracional para que eles sejam correspondidos em seus anseios e necessidades”, comentou a advogada.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=19343

Confira, a seguir, a programação completa.

Abertura
Presidente de mesa
Dra. Adriana Maria De Fávari Viel
Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.

Expositor
Arnaldo Faria de Sá
Deputado federal.

I painel - Estado de São Paulo amigo do idoso: as políticas públicas para o envelhecimento ativo

Expositor
Floriano Pesaro
Secretário de estado de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; sociólogo, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Processo Legislativo pela Universidade de Brasília (UNB).

II painel - A segurança pública e a tutela dos direitos da pessoa idosa

Expositora
Marcia Regina Garutti
Assessora especial de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo; bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e em Direito pela USP.

III painel - A advocacia em perspectiva etária

Expositor
Dr. Alexandre Ogusuku
Advogado; professor de Direito Tributário; secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) e palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

Serviço
Evento: “Seminário: o empoderamento da pessoa idosa”
Data: 27/09 - 09h00
Local: Sede Cultural da OAB SP - Praça da Sé, 385 - 1º andar