Velocista, música e campanha na comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na OAB SP


21/09/2016

Com as presenças da velocista Terezinha Guilhermina, duas medalhas (prata e bronze) nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, da judoca Lucia Teixeira Araújo, medalha de prata na categoria até 57 quilos, e de Rodrigo Arão de Carvalho, paratleta do basquete em cadeira de rodas, a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil vai celebrar o 21 de setembro – o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – em seu saguão, na Sede Institucional. A solenidade contará com o vocal suave dos cantores dos Trovadores Urbanos e o lançamento da campanha Inclusão+.

Há o que festejar este ano e não somente a bem sucedida Paralímpiada, realizada pela primeira vez no Brasil. Embora, como pondera o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, muito ainda precise ser feito, o ano de 2016 entra para a história por marcar avanços. Registra a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei nº 13.146/2015) em janeiro. Ordenamento que promove um considerável estímulo na conscientização de uma sociedade para promover a acessibilidade para todos. Mundialmente, completa-se este ano dez anos da Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência pela ONU. 

Diante desse contexto é que se insere a intenção da Ordem de difundir mensagens que ampliem o efeito positivo deixado pela realização das Paralimpíadas no Rio de Janeiro. A campanha lançada com a entrada em campo, nos estádios de futebol, da faixa com a frase: “Nossos paratletas mostraram a força dessa causa: Inclusão+ Uma causa justa”, foi o primeiro passo.  

Agora, serão distribuídos cartazes, banners e posts que tratam de temas como empregabilidade, educação inclusiva e acesso à cultura para as pessoas com deficiência. Tudo feito para estimular a sociedade a participar dessa onda positiva. Os atletas paralímpicos brasileiros fizeram a parte deles e conquistaram 72 medalhas, obtendo a maior marca do país na competição. Agora, a OAB SP entende que é com todos nós. 

Serviço
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Dia 21/09, às 18 horas
Sede da OAB SP – Rua Maria Paula, 35 (Centro)