OAB Santo Amaro recebe 24ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina


04/10/2016

OAB Santo Amaro recebe 24ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina
Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Lisandra Gonçalves, presidente da Subseção de Santo Amaro, na cerimônia de instalação e posse dos integrantes da 24ªTurma do Tribunal de Ética e Disciplina

Materializando a proposta de descentralização dos procedimentos e atividades, com o propósito de estar cada vez mais perto da advocacia e oferecer a agilidade esperada, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo inaugurou mais uma unidade do Tribunal de Ética e Disciplina. A nova Turma do TED, a vigésima quarta, tem como jurisdição a Subseção de Santo Amaro.

“Essa Subseção é relevante sob duas vertentes. Quanto aos números, na região há quatro milhões de habitantes, quase metade dos processos da capital paulista e quase oito mil advogados inscritos. Indo além dos números, temos a vertente da qualidade, com grandes advogados e advogadas que são referência para todos nós”, elogiou Marcos da Costa, presidente da OAB SP. O dirigente de Ordem usou os números para justificar a instalação de uma nova Turma do TED em Santo Amaro, o que para ele valoriza a advocacia.

OAB Santo Amaro recebe 24ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina
Claudio Schefer Jimenez, presidente da 24ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP

“Agradecemos a sua colaboração como presidente desta Subseção por nove anos”, disse a anfitriã, Lisandra Gonçalves, presidente da Subseção de Santo Amaro, durante a solenidade realizada na terça-feira (27/09). Ela parabenizava Cláudio Schefer Jimenez, ex-presidente da Subseção por três gestões (2007-2009 / 2010-2012 / 2013-2015), agora presidente da 24ª Turma do TED.“Na qualidade de presidente desta Turma, farei o que o bom senso me leve a fazer e o que o Código de Ética e Disciplina propugna”, prometeu Cláudio Schefer.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fernando Calza de Salles Freire, lembrou que há dois eixos no projeto de descentralização do TED, que a partir deste ano passou a contar com 26 Turmas, sendo três recém instaladas. “O primeiro objetivo é tornar o processo mais próximo do advogado, evitando deslocamentos desnecessários para exercer seu direito à ampla defesa. O segundo objetivo é tornar o processo mais célere, o que é bom para o advogado injustamente acusado de desvio ético profissional”, explicou.

OAB Santo Amaro recebe 24ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina(342).jpg
O momento do descerramento da placa inaugural

O grupo inaugural nesta cerimônia teve também as presenças de Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP; Caio Augusto Silva dos Santos, secretário geral; Fabio Guedes Garcia da Silveira, corregedor do TED e conselheiro secional; Alexandre David Malfatti, juiz diretor do Fórum Regional de Santo Amaro; Mylene Pereira Ramos, juíza federal do Trabalho; Marcos Antônio David, conselheiro secional.