OAB SP e CAASP realizam evento sobre prevenção e tratamento do câncer de mama no Outubro Rosa


19/10/2016

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da realização de exames periódicos e a detecção precoce do câncer de mama, a Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão da Mulher Advogada e da Coordenadoria de Ação Social, e a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), promovem palestras e apresentações artísticas na segunda-feira (31/10), a partir das 18h00, no auditório Walter Maria Laudísio, localizado na Rua Benjamin Constant, 75, na sede da CAASP.

A terceira edição do evento “Conscientização e ação em prol da saúde da mulher” marca o Outubro Rosa. O movimento popular internacional começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil depois do câncer de pele – e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

De acordo com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Kátia Boulos, este ano, em linha com a adesão da instituição à campanha “He for She” (Eles por elas), movimento de solidariedade da ONU Mulheres pela igualdade de gênero, o tema central das discussões será a importância da participação do homem (marido, companheiro ou namorado) no tratamento da mulher portadora de câncer de mama. “A experiência e as estatísticas mostram abandono, separação e divórcio durante o tratamento da doença, que é quando a paciente mais necessita de apoio e compreensão”, explica.

A programação será iniciada pela apresentação artística de Luciana Romano e Maida Marques, voz e teclado; em seguida, diretores da OAB SP e da CAASP farão a abertura do evento que contará com as palestras da dra. Albertina Duarte Takiuti, coordenadora estadual de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, que vai abordar o tema “Homem + Mulher x Câncer: abandonar ou acolher?”; da nutricionista e presidente da Associação Paulista de Fitoterapia, Vanderli Marchiori, que vai falar sobre “Nutrição e felicidade, apesar do câncer”, e das psicólogas Silvia Arcari e Samira Campos que farão uma dinâmica interativa com o público. Haverá ainda homenagem a Andréa Cristina Matos e a exposição da jornalista e escritora Élide Soul.

As inscrições devem ser feitas no atendimento, ou por meio do link abaixo, e mediante a doação de um brinquedo novo:

http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura/cultura05.asp?pgv=a&id_cultural=19574

Serviço
Evento: “Conscientização e ação em prol da saúde da mulher”
Data: 31/10 – 18h00
Local: Auditório Walter Maria Laudísio – Sede da Caasp – Rua Benjamin Constant, 75

OAB SP e CAASP realizam evento sobre prevenção e tratamento do câncer de mama no Outubro Rosa