2º Encontro de presidentes de Comissões, em busca da integração, ocorre na Secional


23/11/2016

2º encontro de presidentes de comissões, em busca da integração, ocorre na Secional
Da esquerda para direita: Umberto Luiz Borges D’Urso, diretor do Departamento de Cultura e Eventos; Fábio Romeu Canton Filho, vice presidente da OAB SP; e Danilla Edda Antonio de Rezende, gerente da Secretaria de Comissões

O 2º Encontro de presidentes de Comissões da OAB SP foi realizado (18/11) no auditório da Sede da instituição. A reunião, coordenada pelo vice-presidente da instituição, Fábio Romeu Canton Filho, durou cerca de duas horas. A ideia com os encontros periódicos é promover troca de ideias. “A integração é algo que já estamos vendo, como a promoção de eventos feitos em conjunto, o que dá força à atuação da Ordem”, avaliou. Dúvidas sobre patrocínio de cartilhas, convite a autoridades em eventos e veiculação de informações sobre atividades foram alguns tópicos abordados.

Esclarecimentos envolvendo a elaboração e o patrocínio de cartilhas informativas, além de um mapeamento estratégico que procura elencar as atividades das Comissões, também foram abordados. Sobre este segundo item, Canton pediu que os advogados fiquem atentos ao preenchimento de um formulário que passará a ser distribuído e vai reunir as informações sobre os trabalhos que cada grupo planeja colocar em prática em um determinado período.

Outro apelo diz respeito a uma nova prática ligada à participação de autoridades em eventos promovidos na instituição pelas Comissões. Quando houver interesse em convidar seja o presidente da República, governadores e secretários, presidentes e desembargadores de tribunais, em cargos chave do Legislativo ou embaixadores, a diretoria pede que seja feita uma consulta prévia. “Não se trata de fazer qualquer tipo de restrição ou controle”, esclarece Canton. “Pedimos apenas para ter conhecimento da data. Assim conseguiremos verificar as agendas e, desse modo, ocorrerá a recepção mais adequada possível com a presença, também, de um membro da diretoria”, explicou. Há ainda a questão da segurança. Dependendo da autoridade convidada, há protocolos que precisam ser verificados com antecedência.

A divulgação de reuniões e outras atividades por meio de páginas de cada comissão – nas redes sociais e no site da instituição – também foi abordada pelo dirigente. Ele incentivou os advogados a encaminharem informações à Secretaria das Comissões, que centraliza o recebimento desse material e cuja equipe ganhará reforço a partir de 2017.