Fórum de Presidentes das Subseções do Alto Tietê


18/11/2016

Fórum de Presidentes das Subseções do Alto Tietê
Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP na reunião de presidentes do Fórum do Alto Tietê

Na Subseção de Ferraz de Vasconcelos, o vice-presidente da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Romeu Canton Filho, representou a diretoria da entidade durante o Fórum de Presidentes de Subseções do Alto Tietê, realizado da terça-feira (08/11). O encontro teve a participação de lideranças de nove Subseções: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.

“A coordenação entre Subseções de uma determinada região direciona a atuação da Secional na tentativa de solucionar os problemas locais. O importante desse esforço é dar eficiência à atuação da OAB SP”, explicou Canton Filho. No caso do Alto Tietê, dificuldades impostas pela estrutura da Justiça, como insuficiência de Varas, juízes e servidores, afligem todos os advogados, em maior ou menor proporção. Assim, reunir as informações dos problemas em Comarcas próximas em documento único, a ser apresentado no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), diminui duplicidades e torna o diálogo mais produtivo.

O encontro vai originar pelo menos dois documentos que dividem as dificuldades das Subseções do Alto Tietê em categorias distintas: organização estrutural do judiciário e questões relativas à correição. Assim, o diálogo da Comissão de Relações com o Poder Judiciário Estadual (OAB SP) com o TJ-SP se dará nas esferas mais apropriadas, com o encaminhamento direto de questões disciplinares para a Corregedoria Geral da Justiça, por exemplo.

Fórum de Presidentes das Subseções do Alto Tietê
Reunião de presidentes do Fórum das Subseções do Alto Tietê, realizado na Subseção de Ferraz de Vasconcelos

O Fórum do Alto Tietê reuniu os seguintes presidentes de Subseções da região: Celso do Prado Teixeira (Arujá), Heleno de Lima (Ferraz de Vasconcelos), Alexandre de Sá Domingues (Guarulhos), Zenival Alves de Lima (Itaquaquecetuba), Miguel Nagib Moussa (Mairiporã), Marcelo Eduardo Inocêncio (Mogi das Cruzes), Alcides Leme da Silva Júnior (Poá) e Luis Carlos Corrêa Leite (Santa Isabel). O envolvimento dos dirigentes de Ordem da região levou para a reunião Silvia Satie Kuwahara (vice-presidente da OAB Arujá), Maria Helena Pereira e Walter Martins Júnior (vice-presidente e tesoureiro da OAB Ferraz de Vasconcelos, respectivamente), Flávio Schoppan (secretário adjunto da OAB Guarulhos), Jairo Saturnino Mendes (vice-presidente da OAB Itaquaquecetuba), Antônio Luiz Machado Brilha (secretário geral da OAB Mairiporã), Aline D´Ávila (secretário geral da OAB Poá), Vagner Peres dos Santos Lobo (vice-presidente da OAB Santa Isabel) e Jaqueline Mendes Ferreira (vice-presidente da OAB Suzano).

O encontro ainda contou com a presença de quatro conselheiros secionais da região: Clarice Ziauber Vaitekunas de Jesus Arquely, Edivaldo Mendes da Silva, Fábio de Souza Santos e Marco Antônio Pinto Soares Júnior. O presidente do Conselho Regional de Prerrogativas, Marcelo Marcondes Munhoz, e o ex-conselheiro secional Marco Antônio Arantes de Paiva, também participaram.