Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 01 / A OAB SP participa da Homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto, na Congregação Israelita Paulista

Notícias

A OAB SP participa da Homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto, na Congregação Israelita Paulista


30/01/2017

A OAB SP participa da Homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto, na Congregação Israelita Paulista
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, durante a homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto

O presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, participou, mais uma vez, da simbólica cerimônia em homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto, tradicionalmente organizada pela Confederação Israelita Brasileira, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita de São Paulo. Este ano o evento foi particularmente concorrido e recebeu o presidente da República, Michel Temer, que compareceu acompanhado dos ministros das Relações Exteriores José Serra, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Pereira, e do secretário do Programa de Parceria de Investimentos Moreira Franco; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin com a primeira dama, Lú Alckmin; e o prefeito da cidade, João Doria, entre inúmeras autoridades e representantes de outras religiões.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto tem como data oficial o dia 27/01, e foi criado por resolução em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O ato pretende ser um momento de reflexão sobre tragédias que não devem ser esquecidas para que as sociedades sempre lutem por um momento melhor para todos. Como sempre pondera Marcos da Costa: “Vivemos num mundo complexo e onde a harmonização das diferenças deve ser primordial, onde não podemos aceitar o desrespeito às vítimas de atrocidades como as desse período triste da história mundial. Precisamos deixar claro às nações que temos de nos conduzir por uma convivência solidária e orientada pelo respeito aos Direitos Humanos". 

Sobreviventes do Holocausto presentes são homenageados pelos discursos das autoridades e com a participação no ritual das velas, quando um grupo é convocado pelo mestre de cerimônia a acender coletivamente uma das sete velas em memória das vítimas no Menorah, o candelabro símbolo da aliança e do Estado de Israel. Presidente Temer, govenador Alckmin e prefeito Doria, assim como o presidente da OAB SP, entre outras autoridades, se revezaram no palco nesse momento da solenidade.

A OAB SP participa da Homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto, na Congregação Israelita Paulista
O presidente Michel Temer na Homenagem ao Dia Internacional em Memória do Holocausto

Em sua fala, o presidente da República pontuou, saudando em especial os sobreviventes do regime nazista, que "recordar o Holocausto, relembrar a sua dor e toda a sua angústia, é preparar o futuro". Essa mesma tônica foi abordada por outras autoridades que tiveram voz e, na mesma linha, deram relevância à preservação da memória de fato tão marcante que deve ser sempre reverenciada para que não se repita.

Confira mais fotos do evento na Galeria de Imagens