Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 03 / Homenagens marcam abertura de Congresso sobre vigência de um ano do Novo CPC

Notícias

Homenagens marcam abertura de Congresso sobre vigência de um ano do Novo CPC


27/03/2017

O presidente da Secional, Marcos da Costa, participou de abertura do Congresso sobre um ano de vigência do novo Código de Processo Civil (CPC), organizado pela OAB SP em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na manhã desta sexta-feira (24/03). Trata-se de ano relevante para ambas as instituições, visto que, enquanto a Ordem paulista festeja 85 anos de atividades, a faculdade do Largo São Francisco completa 190 anos formando juristas no Brasil. Desse modo, o mote do congresso também é comemorar a instalação dos cursos jurídicos no país. “A Ordem paulista nasceu em 1932 e veio consolidar a história de uma classe que participa ativamente dos grandes momentos da nação a partir deste solo sagrado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde se moldou o estudante de Direito como um agente de transformação da sociedade”, disse Marcos da Costa. O dirigente frisou ainda que, desde o Império, estudantes de Direito e juristas marcam presença em todos os momentos relevantes para a construção do ambiente democrático no país.

Homenagens marcam abertura de Congresso sobre vigência de um ano do Novo CPC
A partir da esquerda: José Rogério Cruz e Tucci, diretor da faculdade de direito da USP; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Martin de Almeida Sampaio, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Maria das Graças Pereira de Mello, conselheira, na abertura do Congresso “O Novo CPC – Um ano de Vigência”

Já José Rogério Cruz e Tucci, diretor da faculdade, rememorou alguns momentos da decisão que levou à implementação, em São Paulo, de um dos primeiros cursos jurídicos brasileiros. A outra localidade escolhida na época, logo após a independência do Brasil, foi Olinda (PE). Na ocasião, o advogado também convidou os presentes a participar da 23ª Conferência Nacional da Advocacia, marcada para novembro de 2017.  O evento acontecerá em solo paulista quase cinco décadas depois da última edição realizada no estado. Marcos da Costa citou bandeiras de conferências anteriores, como a realizada em 1978, quando a Ordem Nacional estava sob liderança de Raimundo Faoro e se uniu para exigir o fim das restrições ao habeas corpus e a volta da independência da Justiça através das prerrogativas da magistratura. Logo após a abertura, Tucci, que também preside a Comissão de Direito Processual Civil da OAB SP, ministrou a primeira palestra do congresso, com o tema ‘Precedentes Judiciais na Praxe da Advocacia’. 

Homenagens marcam abertura de Congresso sobre vigência de um ano do Novo CPC
Plateia lotada para o Congresso na Faculdade de Direito da USP

Veja mais imagens na Galeria de Fotos