Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 03 / OAB SP lota térreo da Sede Institucional na abertura das comemorações de seus 85 anos

Notícias

OAB SP lota térreo da Sede Institucional na abertura das comemorações de seus 85 anos


20/03/2017

Autoridades do Poder Judiciário, conselheiros Secionais, advogados e a imprensa lotaram o andar térreo da Sede Institucional da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil na manhã de segunda-feira (20/03) durante a abertura da mostra “A história da OAB SP pelo olhar do Jornal do Advogado – Manchetes históricas”, que marca o início das comemorações dos 85 anos de existência da entidade.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, antes de abrir as portas do saguão onde está instalada a exposição, ressaltou os momentos cruciais da pauta de atuação da instituição na defesa dos direitos, no respeito à cidadania e na preservação dos valores republicanos retratados nas capas selecionadas. “Temos aqui um olhar do Jornal do Advogado, que é o veículo oficial de comunicação da Ordem, sobre a história riquíssima da entidade. Rememoramos momentos como o  as ‘Diretas Já’, a luta pela redemocratização, a Constituinte, e, mais recentemente, as campanhas de combate à corrupção e pela reforma política”, enfatizou o dirigente para acrescentar que outras ações darão continuidade aos festejos. “Decidimos que, ao invés de uma grande comemoração, faremos diversos eventos até novembro quando ocorrerá a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo. Depois de quase 50 anos de ausência por aqui, esse que é o maior evento da classe”.

OAB SP lota térreo da Sede Institucional na abertura das comemorações de seus 85 anos
Cid Vieira de Souza Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas; Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Paulo Sérgio Leite Fernandes, primeiro editor do Jornal do Advogado na exposição

Composta por 45 capas, escolhidas entre as mais de 400 editadas ao longo dos 42 anos da publicação, a mostra fez com que um dos idealizadores do Jornal do Advogado fizesse uma viagem no tempo. Editor por mais de 20 anos, o advogado Paulo Sérgio Leite lembra que o periódico foi criado na gestão de Cid Vieira de Souza, em 1974. “Nós criamos o jornal e não sabíamos se conseguiríamos ou não colocá-lo em circulação. A ideia era combater a ditadura. Tivemos o jornal apreendido numa edição que não resta nenhum único exemplar, quando assassinaram o jornalista Vladimir Herzog. Nós trazíamos na capa a manchete: Brasil antes e depois de Herzog. Parte da edição foi apreendida na Via Anchieta, outra no caminho para Campinas. Salvamos poucos, mas desgraçadamente não sobrou nenhum exemplar, nem comigo”, relembrou.

Na mesma linha, o filho do presidente da OAB na criação do Jornal do Advogado, Cid Vieira de Souza, o conselheiro Secional e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Cid Vieira de Souza Filho, salienta que a exposição possibilita o entendimento dos jovens advogados em relação à importância que a OAB teve na redemocratização do país. “São retratados momentos difíceis, narrativas de abusos, prisões, enfim, é um resgate histórico importante. Precisamos entender o passado para projetar um futuro melhor para o nosso país”.

Presidente da OAB SP de 1979 a 1981, quando a ditadura militar começou a dar os primeiros sinais de esgotamento, Mário Sérgio Duarte Garcia, emocionou-se ao conferir as capas da publicação. O ex-presidente da Secional e do Conselho Federal afirma que reviveu passagens fundamentais da presença dos advogados na consolidação da democracia. “É uma honra e uma satisfação enorme poder ver aqui a reprodução de grande parte das edições do Jornal do Advogado, que trata do trabalho que a Ordem fez e do qual se orgulha porque contribuiu para a redemocratização do país. A Ordem se fortaleceu, cresceu e eu, que fui presidente há décadas, fico até muito emocionado quando lembro o passado que nós vivemos, mas com muita esperança no futuro que temos pela frente”, declarou.

Para Belisário dos Santos Junior, membro da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB SP, entre uma capa e outra é possível perceber a importância que o advogado tem na história do Brasil. “Eu vi o Rubens Approbato Machado na frente da passeata. Eu lembro de Mário Sérgio Duarte Garcia liderando palanque e dizendo como as coisas caminhavam. Hoje, o presidente Marcos da Costa traz tudo isso para que os advogados se lembrem, porque nossa memória é fraca”, pontuou Santos Junior para acrescentar que recordar ajuda a classe a enfrentar com a mesma obstinação a guerra contra a criminalização da advocacia que vem sendo travada nos dias de hoje.

OAB SP lota térreo da Sede Institucional na abertura das comemorações de seus 85 anos
Abertura da exposição Manchetes Históricas do Jornal do Advogado, na sede institucional da OAB SP

Luiz Flávio Borges D’Urso, ex-presidente da Secional e atual conselheiro federal por SP,  reforça que a advocacia e a OAB são obrigadas a continuar à frente das mudanças que estão por vir. “O Brasil vive um momento delicado, difícil, mas que será transposto na medida em que, mais uma vez, a Ordem e a sociedade, articuladamente se mobilizem e enfrentem os problemas achando soluções que melhor os atendam na atual conjuntura”, pondera o advogado.

A exposição “A história da OAB SP pelo olhar do Jornal do Advogado – Manchetes históricas” ficará em cartaz na Secional paulista até o dia 28 de abril e depois segue para a Subseção de Santos e outras Subseções do interior.

Compareceram à abertura da mostra: o secretário-geral da OAB Nacional, Felipe Sarmento Cordeiro; o presidente da OAB Bahia, Luiz Viana Queiroz; Jose Horácio Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); Homero Junger Mafra, presidente da OAB Espírito Santo; Ronnie Preuss Duarte, presidente da OAB de Pernambuco;  a conselheira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cristiana de Castro Morais; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Silvio Oyama; o ex-presidente da OAB SP, Carlos Miguel Aidar; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Livio Enescu; Marcelo von Adamek, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); Luiz Périssé Duarte Junior, vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); Rodrigo Monteiro de Castro, presidente do Movimento de Defesa da Advocacia; o presidente da Subseção da OAB de Jabaquara, Antonio Ricardo Miranda Junior; o presidente da Subseção de Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues; o presidente da Subseção do Tatuapé, Leopoldo Luis Lima Oliveira; o presidente da Subseção de Aguaí, José Carlos Milanez Junior; o presidente da Subseção de Jales, Marlom Garcia Livramento; o presidente da Subseção dede Ribeirão Pires, Ricardo Abou Rizk; o presidente da Subseção de Ipiranga, Antonio Carlos Duarte Moreira; o presidente da Subseção de Pirajuí, André Luis Zanirato; o presidente da Subseção de Araraquara, João Milani Veiga; o presidente da Subseção de Jundiaí, Airton Sebastião Bressan e o presidente em exercício da Subseção de Franco da Rocha, Hederson Fábio dos Santos.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos