Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 04 / Subseção de Santos chega aos 84 anos de atendimento à advocacia e ao cidadão

Notícias

Subseção de Santos chega aos 84 anos de atendimento à advocacia e ao cidadão


03/04/2017

Subseção de Santos chega aos 84 anos de atendimento à advocacia e ao cidadão
Luiz Fernando Afonso Rodrigues, presidente da Subseção de Santos, na solenidade comemorativa dos 84 anos da OAB Santos

Em festa a Subseção de Santos da Seção São Paulo da OAB comemorou, na noite de quinta-feira (30/03), seus 84 anos. Criada junto com as primeiras Subseções da Ordem paulista, em 1932, e tendo sido instalada um ano depois – em março de 1933 –, Santos está entre as maiores no Estado em número de inscritos, com quase oito mil advogados.

Para marcar os festejos, o presidente Luiz Fernando Rodrigues noticiou a entrega de novos ônibus monitorados por rastreamento de aplicativo para atender ao percurso entre as Subseções de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, transportando os advogados entre os fóruns e às Casas da Advocacia. “Dessa forma, os advogados estarão informados sobre o local onde estejam os ônibus e horários de circulação.” Facilitar o dia-a-dia do profissional é uma preocupação da Subseção.

A primeira Casa da Advocacia em Santos data de 1994 como lembrou Rodrigues em seu discurso. “Não tínhamos uma estrutura condizente com a advocacia santista”, ponderou. Atualmente, o município conta não só com uma sede como também com outros prédios, onde são oferecidos cursos da Escola Superior da Advocacia, além de abrigar o Tribunal de Ética e Disciplina, um centro de apoio digital, além de um Espaço Kids, para que a mulher advogada tenha onde deixar os filhos pequenos, enquanto trata de suas questões na OAB ou no fórum. Na Casa da Advocacia principal, onde a diretoria dá expediente, há infraestrutura com farmácia e livraria da CAASP e um auditório para 200 pessoas.

Subseção de Santos chega aos 84 anos de atendimento à advocacia e ao cidadão
A partir da esquerda: Luiz Fernando Afonso Rodrigues, presidente da Subseção de Santos; Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra, secretário geral da CAASP

A importância de Santos para a advocacia paulista foi destacada pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa, que fez questão de participar do evento. “É uma Subseção marcada pela força da advocacia, pela combatividade e pela ética, se transformando em exemplo a ser seguido”, pontuou. O dirigente aproveitou para convidar os advogados para a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que será realizada entre os dias 27 e 30 de novembro deste ano, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. “A Conferência se transformará em um centro de discussões, pois reunirá as principais autoridades do país. Convidaremos ainda personalidades internacionais para participar deste momento, 50 anos após a realização da última Conferência nacional em São Paulo”, disse, acrescentando que serão tratados temas essenciais para as garantias fundamentais dos cidadãos e da defesa do Estado Democrático de Direito.

O homenageado
Durante quatro gestões (de 1991 a 1994 e de 1998 a 2003) a advocacia santista foi comandada pelo advogado Norberto Moreira da Silva, que promoveu mudanças importantes na Ordem local. Sob seu comando foi adquirida a Casa da Advocacia e da Cidadania e ele recebeu uma placa em sua homenagem. Compareceram à cerimônia, o secretário-geral da CAASP, Rodrigo Ferreira de Souza Lyra, que presidiu a Subseção de Santos por três gestões (2004 a 2012), e os conselheiros Secionais Andrea Regina Gomes, Dave Lima Prada, José Fabiano de Queiroz Wagner, Lucimar Vieira de Faro Melo, Roberto de Souza Araújo e Sonia Maria Catarino. Também marcaram presença os presidentes de Subseções da região e representantes do Executivo, do Legislativo e demais entidades representativas de classe e da sociedade.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos