Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 05 / 1º de Maio - Dia de reflexão

Notícias

1º de Maio - Dia de reflexão


01/05/2017

O Dia do Trabalhador nasce do reconhecimento da importância das lutas e sacrifícios que muitos promoveram para que fossem alcançados direitos que permitissem que o trabalho fosse desenvolvido de forma digna.

Ao lado de cumprimentar os trabalhadores que, com honestidade, dedicação e, não raramente com privações, buscam nos seus ofícios  –  todos merecedores de respeito  –  melhores condições para si e seus familiares; ao mesmo tempo em que merecem solidariedade os quase 14,2 milhões de desempregados brasileiros que continuam a buscar no trabalho as bases de uma vida digna; é momento para importante reflexão sobre o futuro do trabalho em nosso país.

A CLT constitui a mais social de nossas leis, que durante os últimos 80 anos com modificações promovidas ao longo do tempo, vem servindo para regular essa complexa relação capital-trabalho, sendo que seu desejável aprimoramento e modernização não pode prescindir de um amplo debate social, o que é incompatível com o regime de urgência que está sendo imposto no Congresso Nacional.

O Brasil precisa de muitas reformas. Trabalhista é uma delas. Previdência, administrativa, tributária, federativa, são algumas das demais necessárias.

Mas a primeira delas  –  imprescindível para mudar o cenário de crise econômica, social e fundamentalmente ética em nosso país  –,  e que construirá o cenário adequado para todas as demais mudanças, é a política.

Que nesse dia 1º de maio todos, independentemente de credo, cor, opções, de ser empresário ou trabalhador, unamos nossas vozes para a verdadeira mudança que o Brasil precisa.

REFORMA POLÍTICA JÁ!

Marcos da Costa
Presidente da OAB SP