Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 06 / Conselho Penitenciário de São Paulo inaugura biblioteca em homenagem a Rui Augusto Martins

Notícias

Conselho Penitenciário de São Paulo inaugura biblioteca em homenagem a Rui Augusto Martins


07/06/2017

Conselho Penitenciário de São Paulo inaugura biblioteca em homenagem a Rui Augusto Martins
Familiares do homenageado; Lourival Gomes, Secretário da Administração Penitenciária; David Eduardo Depine Filho, defensor público-geral; Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP e José Carlos Pagliuca, presidente do Conselho Penitenciário na inauguração da Biblioteca Circulante Conselheiro Rui Augusto Martins

Com o sexto andar do prédio do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo lotado por familiares, amigos e colegas do advogado falecido em 8 de abril, foi realizada na manhã de terça-feira (06/06) a sessão solene de inauguração da Biblioteca Circulante “Conselheiro Rui Augusto Martins”. Além da placa fixada na porta com o nome do conselheiro da OAB SP, o novo espaço conta com fotos do advogado conhecido por seu bom humor e simpatia. As obras que compõem o acervo têm conteúdo jurídico e literário.

Mestre de cerimônias da solenidade, o presidente do Conselho Penitenciário do Estado, José Carlos Gobbis Pagliuca, ressaltou que assumiu essa função justamente para reverenciar o colega que costumava ocupar esse posto. “Vocês podem achar inusitado, mas hoje eu sou o cerimonialista porque nas últimas gestões o Dr. Rui Augusto Martins era convidado para esse papel. Com o jeito dele, brincalhão, tudo sempre dava muito certo e, em razão disso, achei que seria conveniente que não o substituíssemos. Por isso, eu mesmo assumi essa função”, considerou o presidente para acrescentar que o colega era incomparável. “Eu costumo dizer que ninguém é insubstituível, mas algumas pessoas são incomparáveis. O Rui era uma dessas pessoas. Ele deixou sua marca por onde passou porque, além de muito participativo, era efetivo em suas opiniões, pareceres e empenho”, completou.

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, representou a diretoria da instituição na cerimônia e salientou a dedicação do advogado nas duas entidades. “Todas as bandeiras que empunhamos à frente das nossas instituições são materializadas por ações de pessoas. Como advogado e conselheiro desta casa, o Rui era uma dessas pessoas que concretizam nossos ideais”, recordou Canton para, em seguida, parabenizar o conselho pela justa homenagem.

O secretário estadual de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, destacou em seu discurso que não poderia faltar à cerimônia de inauguração da biblioteca que presta homenagem a um amigo tão caro. “Hoje, quando cheguei ao Conselho Penitenciário, confesso que o encontrei sem alegria. Lembro-me que todas as vezes que aqui chegava, o dr. Rui vinha com suas piadinhas a respeito de futebol. Ele era um grande companheiro, eu era fã dele e tenho guardado na memória muitos momentos alegres na sua companhia”, finalizou o secretário.

Rui Augusto Martins pertencia ao Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, fez parte do Conselho Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil por três gestões (2010-2012 / 2013-2015 / 2016-2018) e foi presidente da Subseção da OAB de Santana (2004-2006).

Fizeram parte do grupo inaugural da Biblioteca Circulante “Conselheiro Rui Augusto Martins” os familiares do homenageado: Samantha de Oliveira Martins, Rodrigo Augusto Martins, Luis Augusto Martins, Cristiano Martins Dias, Thiago Martins e a companheira Adriana Santos. Entre as autoridades estavam a vice-presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, Adriana de Melo Nunes Martorelli; José Roberto Dedis Tucunduva, ex-conselheiro e procurador de Justiça aposentado; os conselheiros do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo Vitor Monacelli Fachinetti Junior, Matheus Guimarães Curi e Umberto Luiz Borges D’Urso, que também é conselheiro Secional e diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP; Ana Paula Bento da Silva, ouvidora da Secretaria da Administração Penitenciária; Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público-geral do Estado de São Paulo; Nelson Rodrigues, delegado de polícia que representou o delegado geral de polícia do Estado de São Paulo; Odair Sanna, juiz de Direito aposentado; José Carlos Chibily, representante do deputado Luiz Carlos Gondim; e Ossana Chemamian, coordenadora do curso de Direito das Faculdades Integradas Guarulhos.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos