Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 08 / Dirigentes da Secional participam do 1º Congresso de Advogados da OAB de Guarulhos

Notícias

Dirigentes da Secional participam do 1º Congresso de Advogados da OAB de Guarulhos


28/08/2017

Dirigentes da Secional participam do 1º Congresso de Advogados da OAB de Guarulhos
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, durante o 1º Congresso de Advogados da OAB de Guarulhos

Com o mote “Repensando a Advocacia”, a OAB Guarulhos promoveu (25/08) o 1º Congresso de Advogados de Guarulhos no Teatro Adamastor. Profissionais da região puderam acompanhar durante todo o dia palestras e oficinas que tiveram como objetivo incentivar o empreendedorismo jurídico e a estruturação dos escritórios, favorecendo o desenvolvimento da classe. O presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, participou do evento ladeado pelo diretor tesoureiro da Secional, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho.

Na abertura do congresso, Marcos da Costa parabenizou a diretoria da Subseção pelo sucesso do evento e passou a palavra ao presidente da OAB Guarulhos, Alexandre de Sá Domingues. O diretor da Subseção agradeceu o gesto de valorização da advocacia local e cumprimentou os colegas que lotavam o teatro na manhã de sexta-feira. “É uma enorme satisfação estar com todos para repensar a advocacia de Guarulhos, que se torna ainda mais grandiosa quando nos reunimos em torno de um projeto em comum”, saudou Domingues.

Em seguida, o vice-prefeito municipal, Alexandre Zeitune, que também é advogado, ressaltou a importante atribuição da OAB e da classe no processo de reconstrução não só da cidade, mas do Estado e do país diante do que chamou de “máquina pública feita para não rodar as políticas públicas”. Na opinião do representante do Poder Executivo, a classe tem um papel de vanguarda. “Com o conhecimento do instrumento legal, nós advogados, conseguimos enxergar além dos atos e dos discursos”, considerou o vice-prefeito para acrescentar que com essa visão a classe deve exercer seu posto de defensora da cidadania.

O juiz-diretor do Fórum de Guarulhos, Lincoln Antonio de Andrade Moura, elogiou a iniciativa de repensar a advocacia e suas relações com a magistratura, o Ministério Público e o Poder Judiciário como um todo proposta pelo congresso. “Estamos num momento da nossa democracia que implica em cooperação daqueles que estão comprometidos em deixar o Brasil de acordo com o que a nossa Carta Magna Constitucional precisa. Vamos repensar nossa união. Não podemos nos deixar levar por discursos que buscam a cisão destes que se encontram ‘no mesmo barco’. Separados nós vamos perder, mas juntos conseguiremos impor a democracia”.

Dirigentes da Secional participam do 1º Congresso de Advogados da OAB de Guarulhos
Teatro lotado para o 1º Congresso de Advogados da OAB de Guarulhos

Na mesma linha, o presidente Marcos da Costa lembrou que, este ano, a OAB SP completa 85 anos e sua comemoração será coroada pela realização da XXIII Conferência Nacional da Advocacia, que há quase 50 anos não era realizada em a São Paulo. “Teremos em torno de 40 mil advogados discutindo a advocacia e a cidadania. Estaremos juntos para refletir sobre o momento sobre o qual passa o país e a advocacia, mais uma vez, vai servir à nação procurando oferecer os caminhos para a pacificação do país, como fizemos em 1978, mas também para que o Brasil encontre a rota necessária para se tornar uma nação mais justa, fraterna, solidária, inclusiva e próxima daquilo que é o anseio da sociedade e, fundamentalmente da advocacia”, completou ao convidar os presentes a participarem do evento que ocorrerá de  27a 30  de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Compuseram a mesa-diretora: o diretor tesoureiro da OAB SP, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho;  o advogado criminalista Alberto Zacharias Toron; a vice- presidente da Subseção de Guarulhos, Vianei Tintoneli Principato; os conselheiros secionais Fabio de Souza Santos e Eder Luiz de Almeida; secretária-geral da Subseção de Guarulhos, Paula Cristina Fernandes e o representante da Comissão Organizadora do congresso,  Evangelista Romão.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos