Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 08 / OAB SP lança documentário sobre seus 85 anos

Notícias

OAB SP lança documentário sobre seus 85 anos


10/08/2017

OAB SP lança documentário sobre seus 85 anos



No Dia do Advogado (11/08), a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil realiza o lançamento do documentário 85 anos da OAB SP em Defesa do Estado Democrático de Direito, às 17h00, na sede da entidade. A partir do lançamento, o site da Ordem paulista vai disponibilizar o filme para apreciação pela internet.

O documentário com pouco mais de 40 minutos narra fatos relevantes da história de São Paulo e do Brasil nos quais a Ordem dos Advogados teve papel crucial, sempre atuando, ao lado da sociedade, em defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição, dos direitos individuais e coletivos e das prerrogativas profissionais que são a garantia de um Estado justo e harmônico para todos os cidadãos.

Desde a gênesis da Ordem paulista, marcada pela Revolução Constitucionalista de 1932, o filme mostra como a entidade trilhou um caminho em torno de ideais libertários em busca da manutenção de princípios e valores republicanos. Nos caminhos percorridos, houve inúmeros atos de coragem da advocacia na luta pelos direitos de presos políticos, expressos no posicionamento contra os arbítrios do Estado Novo e, posteriormente, contra os desmandos do Ditadura Militar. Entre outros, merecem menção a repercussão da atuação da OAB SP no esclarecimento dos casos do assassinato de Vladimir Herzog e na trágica morte de encarcerados no incidente conhecido como o Massacre do Carandiru.

O papel da Secional paulista da Ordem fica registrado ainda durante o processo de redemocratização do Brasil por meio da campanha pelas Diretas Já que encampou desde os primórdios da luta da sociedade; na colaboração para que fosse realizada e, depois, na contribuição para a redação da Constituição de 1988; assim como segue atualmente na discussão em torno da reforma política que a Nação ambiciona.

O filme não perde o fôlego ao avançar na história nacional tendo por esteio a atuação da OAB SP no processo de impeachment dos presidentes Fernando Collor e Dilma Roussef, além do pedido de afastamento de Michel Temer.

Por outro lado, a preocupação da entidade com a classe está presente na incessante defesa das prerrogativas profissionais, na criação do Exame de Ordem, no lançamento do Jornal do Advogado e na luta contra a invasão dos escritórios de advocacia em operações policiais.

Serviço:
Lançamento do documentário 85 anos da OAB SP em Defesa do Estado Democrático de Direito
Data: 11 de agosto – 17h00
Local: Sede institucional da OAB SP – Rua Maria Paula, 35 – 3º andar (Centro)