Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 09 / OAB SP é anfitriã da IV Olimpíada do Conhecimento Jurídico

Notícias

OAB SP é anfitriã da IV Olimpíada do Conhecimento Jurídico


20/09/2017

OAB SP é anfitriã da IV Olimpíada do Conhecimento Jurídico
UERJ, campeã das Olimpíadas do Conhecimento Jurídico

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu (de 13 a 15/09) a IV Olimpíada do Conhecimento Jurídico, promovida pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). A competição contou com a participação de 15 instituições de ensino superior e teve como objetivo estimular o estudo e a pesquisa do Direito Privado em todas as faculdades, desenvolver o intercâmbio sociocultural entre as instituições e identificar talentos universitários. Representando a presidência da OAB SP na cerimônia de abertura, o 1º vice-presidente da Comissão Especial de Direito Civil, Álvaro Villaça Azevedo, deu as boas-vindas aos participantes do torneio. “A OAB SP é um ambiente propício para acolher não só as reuniões brasileiras de Direito Civil, mas também essa plateia cheia de estudantes que hoje participam da olimpíada, honrando muito a academia e a Ordem. Eu saúdo a todos e desejo sorte aos participantes dessa competição”, pontuou Villaça. 

O presidente administrativo da ABDC, Roger Silva Aguiar, explicou que a olimpíada é disputada em quatro modalidades de provas (conhecimento de legislação, escrita, conhecimento doutrinário e sustentação perante o júri), que buscam propor uma competição em um determinado aspecto, natureza e característica do bacharel em Direito. Silva Aguiar contou que aqueles que saem vitoriosos do torneio levam medalhas, troféu, livros e prêmios em dinheiro, além da oportunidade de serem recebidos, em Brasília, pelo Ministro da Justiça, Torquato Jardim. “Para encerrar essa palavra, relembro um texto de Plutarco que nos indica: “ ‘Tire proveito dos seus inimigo’. O adversário é o único capaz de mostrar para nós os nossos defeitos e fraquezas. Quem sair daqui derrotado vai conhecer onde está fraco para, em breve, tornar-se forte”, concluiu.

As provas foram iniciadas na mesma tarde e seguiram até às 17h00 da quinta-feira (14/09). O resultado da olimpíada foi divulgado na manhã de sexta-feira (15/09), na sede institucional da OAB SP. No quadro geral de medalhas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  ficou em primeiro lugar; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), dividiram o segundo lugar, e a Faculdade Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) Santos, ficou com o terceiro lugar.

O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, participou da solenidade de encerramento do torneio. Em seu discurso, ressaltou o sucesso da edição deste ano que contou com praticamente o dobro de participantes em relação à do ano passado. “O aumento no número de participantes demonstra o sucesso e acerto da iniciativa que fomenta a difusão do conhecimento jurídico, o que é muito importante para aperfeiçoamento da cultura”, completou Canton.

OAB SP é anfitriã da IV Olimpíada do Conhecimento Jurídico
Participantes posam para a foto oficial nas Olimpíadas do Conhecimento Jurídico

Compuseram a mesa diretora das cerimônias, além dos citados acima: Ricardo César Pereira Lira, presidente Científico da ABDC; Marcelo de Almeida Villaça Azevedo, presidente da Comissão de Direito Civil da OAB SP; Thiago Villela Bastos Junqueira, representante europeu da ABDC; Rosilene da Silva Giacomin, secretária científica da ABDC; Carlos Eduardo de Andrade Maia, membro efetivo da ABDC; Sylvio Capanema, professor da Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro; Nestor Duarte, desembargador e membro da ABDC; Claúdia Lima Marques, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Alexandre Ferreira, coordenador da Faculdade Max Planck e presidente da Subseção da OAB de Indaiatuba. 

Veja mais imagens na Galeria de Fotos