Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 09 / Subseção de Matão inaugura nova Casa da Advocacia, com estrutura maior e mais bem equipada

Notícias

Subseção de Matão inaugura nova Casa da Advocacia, com estrutura maior e mais bem equipada


06/09/2017

Subseção de Matão inaugura nova Casa da Advocacia, com estrutura maior e mais bem equipada
A partir da esquerda: Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Valter Luiz Trevizaneli, presidente da Câmara Municipal; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Gustavo Carvalho de Barros e Paulo Augusto Bernardi; na sessão Solene de outorga do título de Cidadão Matonense

Uma ampla área, com 440 metros quadrados de construção, auditório para 180 pessoas e infraestrutura com boa acessibilidade para atender aos advogados e aos cidadãos da Subseção de Matão e da região compõem a Casa da Advocacia e da Cidadania, inaugurada na noite de sexta-feira (01/09). A solenidade, realizada sob o olhar de diversas autoridades, foi marcada por homenagens ao presidente da OAB SP, Marcos da Costa; ao secretário-geral, Caio Augusto Silva dos Santos; ao presidente da OAB Matão, Paulo Augusto Bernardi; e ao conselheiro Mairton Lourenço Cândido Café, pelos esforços empreendidos para transformar em realidade o novo imóvel, destinado a servir toda a comunidade.

Em seu discurso, Marcos da Costa salientou os esforços dos dirigentes para a concretização do prédio e lembrou que a Ordem paulista completa 85 anos de existência, permitindo acesso à Justiça para todos os jurisdicionados, principalmente ao prestar serviços à população mais carente. De acordo com ele, não há um único estado no Brasil que permite acesso à Justiça, como é feito pela OAB SP, por meio do convênio da Assistência Judiciária, “que move um exército de quase 50 mil advogados para atender a mais de 1,5 milhão de pessoas de forma ética e qualificada. É importante valorizar esse trabalho”, disse. Ele aproveitou e convidou os advogados para a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, a ser realizada entre os dias 27 e 30 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, evento que representa o palco de grandes conquistas democráticas.

Por sua fala, Bernardi lembrou os passos dados para a obtenção da nova casa e destacou a rapidez com que todo o processo foi realizado e destacou os projetos sociais promovidos em conjunto com as demais instituições e órgãos públicos da cidade, enfatizando os programas “Família legal” e “Adote um idoso”, bem como as palestras promovidas para aprimoramento da classe. “A OAB nunca foi e nem será mera coadjuvante de ações sociais educacionais, mas sim protagonista.” Quanto ao relacionamento da advocacia com as autoridades locais, informou ter havido apenas um único incidente de prerrogativas nos últimos anos: “Isso demonstra o relacionamento cordial que as autoridades mantêm, de reciprocidade, com a advocacia”. Presente no evento, o prefeito da cidade, José Edinardo Esquetini, avaliou que a nova Casa servirá de referência para toda a sociedade. “Matão carece de espaços públicos e, certamente, também iremos pedir para utilizar este local com o intuito de promover benesses à nossa população.”

Cidadãos Matonenses
Antes da inauguração da nova Casa da Cidadania e da Advocacia de Matão, Marcos da Costa, Caio Augusto e Paulo Bernardi foram homenageados na Câmara Municipal. Os dirigentes da Secional paulista receberam o título de Cidadão Matonense, enquanto o presidente da Subseção, por já ser cidadão, recebeu a honra ao mérito. “Esse título significa a importância que é dirigir a OAB SP, uma entidade defensora da cidadania”, ponderou Marcos da Costa. A união nos permite sempre ir além. Há um ditado que diz que sozinhos não conseguimos realizar a undécima parte do que pretendemos, mas, juntos, somos capazes de realizar o dobro do que imaginamos”, afirmou Caio Augusto, acentuando a força das 234 Subseções e dos quase 400 mil advogados que formam a Ordem paulista. A homenagem foi proposta por Valter Luiz Trevizaneli, presidente da Câmara Municipal.

Além dos já citados, compareceram pela Secional, o diretor-tesoureiro, Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho; os conselheiros Secionais Aline Silva Fávero, Renata de Carlis, Regina Maria Sabia Darini Leal, Andréa Lupo, Ailton José Gimenez, Glauco Polachini Gonçalves, Luiz Eugênio Marques de Souza e Mairton Lourenço Cândido, além do presidente da Comissão de Assistência Judiciária, Aislan de Queiroga Trigo. A CAASP foi representada por Alexandre Ogusuku (secretário-geral adjunto) e Célio Luiz Bitencourt (diretor). Marcaram presença, Roberto Massafera (deputado estadual), Gustavo Carvalho de Barros (juiz-diretor de Matão) , e os presidentes e diretores das Subseções de Araraquara, Bariri, Bauru, Catanduva, Itápolis, Jales, Jaú, Monte Alto, Olímpia, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, São Carlos, Tanabi, Taquaritinga, Urupês, Sertãozinho, São José do Rio Preto e Indaiatuba.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos