Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 09 / Waldir Troncoso Peres será o homenageado na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Notícias

Waldir Troncoso Peres será o homenageado na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira


25/09/2017

Waldir Troncoso Peres será o homenageado na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira
Jorge Eluf Neto, diretor da CAASP; José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do IASP; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Ricardo Toledo Santos, tesoureiro da OAB SP e Rodrigo de Figueiredo Lyra, diretor da CAASP; na reunião do Conselho Estadual da OAB

A reunião mensal do Conselho Secional iniciou o seu trabalho, nesta segunda-feira (25/09), aprovando, por aclamação, o nome do advogado criminalista Waldir Troncoso Peres para homenagem especial da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, a ser realizada de 27 a 30 de novembro em São Paulo.

A sugestão da diretoria da entidade foi colocada em pauta no plenário do Conselho Secional pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa, que relatou aos conselheiros ser uma tradição do evento homenagear um nome de profissional indicado pelo Conselho Federal da OAB e outro pela Secional que hospeda a Conferência. Ambos devem simbolizar, tanto para a classe quanto para a sociedade, o que é ser advogado. “Trago a proposta de saudar o príncipe dos advogados, Waldir Troncoso Peres, na oportunidade. Conversei com nossos diretores e com ex-presidentes da OAB SP e o nome foi apoiado por todos. Troncoso Peres foi conselheiro da Secional e os colegas e a sociedade reconhecem nele a figura que simboliza a Advocacia”, argumentou o presidente.

Diversos Conselheiros manifestaram apoio à proposta de homenagem à Troncoso Peres, como o decano do Conselho, Márcio Cammarosano: “ainda recém-formado, me recordo que tive o privilégio de assistir a atuação do advogado no Tribunal do Júri, fazendo uma de suas memoráveis defesas em plenário”. O Conselheiro Leandro Sarcedo foi um dos que cumprimentou a indicação “Ele é o retrato de tudo aquilo que a advocacia tem de mais nobre e sério”.

Emocionado, o conselheiro Secional Carlos Simão Nimer recordou que teve a oportunidade de conviver de perto com o advogado, que era amigo de sua família. “Aprendi sobre a OAB com Waldir Troncoso Peres e qualquer homenagem que a classe possa prestar é importante. Ele veio de origem humilde, estudou, era um dos maiores advogados do Tribunal do Júri do Brasil e, especialmente para mim e minha família, um sujeito que era amigo para todas as horas”, completou.

Príncipe dos advogados
Waldir Troncoso Peres formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1946. Durante sua carreira de mais de 50 anos, superou os mil júris e defendeu sua ampliação para outras áreas, como em casos de crimes políticos, de corrupção ou contra a administração. Em 1969, passou a atuar na Procuradoria de Assistência Judiciária, prestando assistência jurídica à população carente de São Paulo. Nasceu em outubro de 1923 e faleceu em abril de 2009.