Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 10 / Jovens falam sobre Direito e cidadania com Marcos da Costa e Gilmar Mendes

Notícias

Jovens falam sobre Direito e cidadania com Marcos da Costa e Gilmar Mendes


16/10/2017

Jovens falam sobre Direito e cidadania com Marcos da Costa e Gilmar Mendes
Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Gilmar Mendes, presidente do TSE e ministro do STF, na palestra Cidadania, Eleições e Sociedade Digital para alunos do ensino fundamental

Alunos do ensino médio de dez colégios paulistanos, entre os quais Bandeirantes, Dante Alighieri, Mackenzie, Magister e Santo Américo, tiveram a oportunidade de dialogar sobre Direito, democracia, política e liberdade de expressão com quem tem longa vivência na advocacia (pública e privada) e na magistratura. O presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, participou do evento (09/10) organizado pela Comissão de Educação Digital da OAB SP e a Faculdade de Direito do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP SP) e respondeu às perguntas dos adolescentes juntamente com o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes.

“O Brasil passa por uma crise que tem como um dos elementos o distanciamento entre os governantes e a sociedade. Essa crise vai ter solução na medida em que vocês, jovens, passarem a participar da política: a política precisa de renovação”, disse Marcos da Costa, elogiando o interesse dos adolescentes em participar do evento.

Jovens falam sobre Direito e cidadania com Marcos da Costa e Gilmar Mendes
Alunos do ensino fundamental na palestra sobre Cidadania, Eleições e Sociedade Digital

O ministro Gilmar Mendes fez palestra ressaltando a relevância do Estado Democrático de Direito, defendido pela Constituição Federal, que fará 30 anos em 2018. O valor da liberdade e das eleições para a sociedade encerrou a explanação e serviu de ponto de partida para a rodada de perguntas e respostas com a plateia. Foi dada a largada para uma rodada de conversa com os estudantes e mais os outros participantes da mesa, como a presidente da Comissão de Educação Digital, Cristina Moraes Sleiman, e o procurador federal (Ibama) e coordenador do IDP SP, Marcel Edvar Simões.

O interesse dos alunos sobre uma diversidade de temas e as perguntas elaboradas por mais de 40 minutos surpreenderam os palestrantes pelo empenho dos jovens em tratar tema não corriqueiro na pauta escolar. A segurança das urnas eletrônicas, a liberdade de expressão nas artes, os reflexos das manifestações de 2013 na política brasileira e a relação do Direito com a democracia foram o foco de muitas das perguntas. 

Veja mais imagens na Galeria de Fotos