Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 11 / Primeiro painel sobre dignidade humana terá participação de ministros do STF

Notícias

Primeiro painel sobre dignidade humana terá participação de ministros do STF


27/11/2017

Começou hoje (27/11), no Pavilhão de Exposições Anhembi, a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o maior evento jurídico da América Latina. Esta edição, sediada em São Paulo, conta com 40 painéis, dezenas de eventos especiais paralelos e mais de 230 palestrantes.
O tema deste ano “Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania” dá o norte dos oito eixos que direcionarão os temas abordados nos painéis e eventos especiais. São eles:

1. Direitos e Garantias Constitucionais: Cidadania e Transparência;

2. O Necessário Combate à Corrupção e o Devido Processo Legal;

3. Reformas Estruturais: Avanços e Retrocessos;

4. A Garantia do Acesso à Justiça;

5. Protagonismo da Advocacia: Valorização, Prerrogativa, Ética e Ensino Jurídico;

6. Pluralismo: Liberdade, Igualdade e Tolerância;

7. Direitos Humanos;

8. Questões Atuais e Relevantes no Direito.

Todos os dias, cada um dos painéis será dedicado a um desses oito assuntos centrais. 
Após a abertura oficial da Conferência, o primeiro painel "Dignidade da Pessoa Humana", que começa às 14h30, conta com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski e Luiz Edson Fachin, e do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão e Ricardo Villas Bôas Cuêva. Eles falarão, respectivamente, sobre garantias processuais do cidadão, dignidade e direitos fundamentais, ativismo judicial e direito à privacidade. Além disso, o ex-Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, explicará o papel do STF na inviolabilidade da dignidade da pessoa humana.
As conferências são um espaço de reflexão sobre questões que envolvem a profissão, proporcionando o acompanhamento da evolução do direito brasileiro e sua relação com temáticas que se destacam no cenário político-social do país. Para saber mais informações, acesse: http://conferencia.oab.org.br/Home