Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 11 / PUC-SP recebe mostra da linha do tempo com a história da OAB SP

Notícias

PUC-SP recebe mostra da linha do tempo com a história da OAB SP


22/11/2017

PUC-SP recebe mostra da linha do tempo com a história da OAB SP
Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Vidal Serrano Nunes Junior, diretor da faculdade; Wagner Balera, professor e Maurício Januzzi, conselheiro Secional na Exposição da Linha do Tempo da OAB SP

O presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, inaugurou (13/11) a exposição dos 85 anos da OAB SP, encadeada por uma linha do tempo que enfoca fatos históricos, na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na abertura oficial,  o dirigente da advocacia paulista sublinhou algumas das conquistas da entidade nos campos da liberdade, do ideário republicano e da defesa do Estado Democrático de Direito registradas nos 24 cartazes.

“Desde o nascimento da OAB SP, em 1932, com a presidência de Plínio Barreto, a entidade se engajou na defesa desses valores. Historicamente, um importante marco foi a reunião de 1977, realizada em São Paulo, na qual a Ordem se levantou para exigir o fim das restrições ao habeas corpus. O presidente da Secional era Cid Vieira de Souza e o da OAB Nacional, o jurista Raymundo Faoro. Aquela iniciativa da Ordem foi divulgada na mídia, mesmo com as restrições impostas pela censura daqueles tempos de duro regime militar”, destacou Marcos. 

No encerramento de sua fala, o presidente da OAB SP convidou docentes e alunos a participarem tanto da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, entre 27 a 30 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. 

O diretor-adjunto da Faculdade de Direito da PUC-SP, Vidal Serrano Nunes Júnior, reforçou que a exposição da linha do tempo retrata a importância da entidade não só para o meio universitário ou jurídico, mas para a sociedade como um todo. “A OAB SP protagonizou inúmeras lutas em defesa de uma sociedade mais bem organizada, justa e honesta. A mostra fica em cartaz aqui na PUC-SP com ampla divulgação aos nossos professores, alunos e ex-alunos”.

Compuseram o grupo inaugural o professor Wagner Balera, representante dos Grupos de Pesquisas da Faculdade; o conselheiro Secional da OAB SP e professor da PUC-SP, Maurício Januzzi; a coordenadora do Juizado Especial Cível da Faculdade de Direito da PUC-SP, Julcira Maria de Melo,  e a chefe de gabinete da universidade, Mariangela Belfiori Wanderley.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos