Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 12 / Comitiva de advogados visita Memorial da Luta pela Justiça

Notícias

Comitiva de advogados visita Memorial da Luta pela Justiça


05/12/2017

Comitiva de advogados visita Memorial da Luta pela Justiça
Marcos da Costa acompanha comitiva de advogados em visita ao Memorial da Luta pela Justiça

Um dia após o encerramento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, comitiva de participantes visitou (01/12) o Memorial da Luta Pela Justiça e a exposição temporária “Vozes da Defesa”, que recria o ambiente onde se deram julgamentos de presos políticos durante a Ditadura Militar e que conta com os áudios da sustentação oral dos advogados na época. 

Marcos da Costa, presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, liderou o grupo ladeado pelo presidente da Secional de Minas Gerais da OAB, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; a secretária-geral adjunta da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos; o vice-presidente da Comissão da Verdade da OAB SP, Belisário dos Santos Junior; o diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) e presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB SP, Jorge Eluf Neto; a conselheira Secional da OAB SP, Maria das Graças Perera de Mello; o diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo, Marice Politi, e os advogados Tales Castelo Branco, Luiz Eduardo Greenhalgh e Airton Soares. 

Costa contou aos colegas que o projeto está na fase de captação de recursos para a realização da reforma do espaço, mas a OAB SP já deu vida ao Memorial ao promover a exposição temporária “Vozes da Defesa”, em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Superior Tribunal Militar. “A ideia é que este prédio, que abrigava as três Auditorias Militares e é um lugar símbolo da repressão, seja transformado num espaço de debates, conferências e exposição permanente da história daquela época para que não sejam repetidos os erros do passado”, ressaltou o presidente da OAB SP.

Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, presidente da OAB MG, parabenizou a OAB SP pelo memorial e exaltou sua importância. “Acredito ser esse o mais importante projeto desenvolvido pela OAB relativo a esse período. Estou absolutamente impressionado com a apresentação do que a Secional paulista pretende instalar no espaço e com o que já está em funcionamento”, analisou Gonçalves para sublinhar a relevância de manter viva a memória desse período histórico. 

Veja mais imagens na Galeria de Fotos