Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / 02 / Movimento "Sou responsável" quer engajar a sociedade em prol de um Brasil melhor para todos

Notícias

Movimento "Sou responsável" quer engajar a sociedade em prol de um Brasil melhor para todos

Tweet


07/02/2018

O movimento "Sou responsável" quer engajar a sociedade em prol de um Brasil melhor para todos
O movimento "Sou Responsável" quer estimular o protagonismo de todos os brasileiros com foco neste ano eleitoral. Não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos. Teve origem a partir de uma iniciativa da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, que resultou inicialmente em parceria com a Cúria Metropolitana de São Paulo para organização de ato público pela ética e contra a corrupção em 09 dezembro, data consagrada globalmente pelo combate a esse mal que tanto prejudica a vida em sociedade. Juntas, as duas instituições, que são reconhecidas agentes em defesa da cidadania, reuniram-se com mais de outras cem  importantes entidades da sociedade civil em cerimônia simbólica e inter-religiosa da Catedral da Sé.

Motivada pelo chamamento à participação da sociedade que emergiu na ação na Sé e por encontros provocados pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa, em torno de conversas sobre o tema, a proposta agora ganha corpo com a ampliação do número de interessados em colaborar, caso, por exemplo, do Portal Catraca Livre. Através do seu projeto Reciprocidade, comandado pelo jornalista Gilberto Dimenstein com o objetivo de apoiar iniciativas de impacto social, o Catraca já trabalha voluntariamente para incentivar o engajamento entre jovens frequentadores de suas plataformas de divulgação dessa campanha.

Grandes nomes da publicidade também resolveram se comprometer com a ideia, assim como profissionais de outras áreas e entidades. Todos com o propósito de reforçar a continuidade desse despertar do maior número de cidadãos para a consciência de que serão responsáveis pelo futuro do País, a começar pela decisão que tomarão nas próximas eleições.

Difusão do Manifesto
No momento há um esforço conjunto dos que aderiram à campanha em ampliar a difusão do texto que conceitua a mobilização em torno do que é "ser responsável", com a publicação em suas redes sociais e canais de comunicação do manifesto da causa. Eis aqui a íntegra:

"Sou responsável

Ser responsável é ser parte da solução. É, em essência, ser protagonista das grandes transformações. É uma atitude que deve permear todas as dimensões de um indivíduo: ser responsável com sua família, sua empresa, sua comunidade. E consigo mesmo.

Nas eleições, isso significa uma atitude simples e poderosa: analisar a biografia do candidato, a viabilidade de suas propostas e, depois, acompanhar o desempenho dos eleitos, participando da construção de políticas públicas e manifestando-se através dos diversos canais de comunicação à disposição dos cidadãos.

Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres.

O movimento "Sou Responsável" não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos."

Participantes ativos
Entre as entidades que assinam a campanha estão, por ordem alfabética:

ACSP - Associação Comercial de São Paulo
AESCON-SP - Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de SP
APLJ - Academia Paulista de Letras Jurídicas
ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade
ABMES - Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior
ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas
APESP – Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo
APM – Associação Paulista de Medicina
ASABB - Associação Advogados do Banco do Brasil
Central Força Sindical SP
CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
CJP - Comissão de Justiça e Paz de São Paulo
CRA-SP - Conselho Regional de Administração
CRECI-SP - Conselho Regional de Corretores de Imóveis
CORECON-SP - Conselho Regional de Economia
CREMESP - Conselho Regional de Medicina
Cúria Metropolitana de São Paulo
FESESP - Federação de Serviços do Estado de SP
FECOMERCIO-SP - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
FNE - Federação Nacional dos Engenheiros
FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
NCST - Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado SP
OAB Nacional
OAB SP - Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo
Portal Catraca Livre
Portal As Coisas Mais Criativas do Mundo
Rede Brasileira de Criatividade
SECOVI-SP - Sindicato da Habitação
SESCON-SP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de SP
SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de SP e RJ
SINDITECIDOS - Sindicato Comércio Atacadista de Tecidos Vestuário e Armarinhos
SEESP - Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP
SINDAPP- Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Produção colaborativa
As próximas etapas incluem articulações em busca de novos apoios e criação e produção, de forma colaborativa, do logo e vídeo para a campanha. Está sendo programada uma gincana tecnológica para desenvolvimento de aplicativos que auxiliem o cidadão para o voto consciente, com premiação dos melhores projetos. Haverá também desafios para o registro de histórias de pessoas que, em todos os cantos do Brasil, demonstrem responsabilidade com a vida em sociedade, com o meio ambiente, com os outros, com a sua cidade e com os interesses da comunidade.

Tudo sempre realizado por todos os que queiram participar, sempre contribuindo com o espírito traduzido no princípio: “Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos e também cumprindo os nossos deveres”.