Movimento Sou Responsável premia vídeo sobre voto consciente

Tweet


18/04/2018

Os estudantes Gabriela Shimako e Lucas Witier, alunos de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foram os vencedores do concurso promovido pelo Movimento Sou Responsável que tinha como objetivo transmitir em 30 segundos, por meio de um vídeo gravado no celular, uma mensagem que estimulasse todos os cidadãos a ter mais comprometimento na hora de escolher seus candidatos nas próximas eleições. Tudo isso com uma linguagem universal, apartidária e despida de ideologias, como é da natureza de todas ações promovidas pelo #souresponsavel.

O público pode votar, por meio do Portal Catraca Livre, nos seus vídeos favoritos entre os que foram enviados e veiculados na plataforma. Dessa primeira peneira, saíram cinco finalistas que foram submetidos à avaliação de um júri formado por prestigiados publicitários brasileiros: Joanna Monteiro, Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcelo Serpa e Bob Costa. Esse time de estrelas do meio da propaganda teve a responsabilidade de definir a peça vencedora que recebeu como prêmio o valor R$ 20 mil oferecidos pelo escritório de advocacia Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados. 

O Movimento busca a união de esforços de diversas entidades da sociedade civil em prol da conscientização da população sobre a importância de chamarmos para nós a responsabilidade por um país melhor e mais justo. Quase uma centena de entidades da sociedade civil atuam em parceria nessa ação, entre as quais: OAB SP, Cúria Metropolitana de São Paulo, Portal Catraca Livre, Federação do Comércio (Fecomercio), Conselho Regional de Medicina (Cremesp), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Associação Paulista de Medicina (AMP).

O vídeo vencedor mostra como votar de forma desleixada, sem empenho na pesquisa sobre a idoneidade e capacitação do candidato, pode degradar o país rapidamente, assim como o lixo abandonado também degrada o meio ambiente. Assita: 


Manifesto do Movimento Sou Responsável

"Sou responsável
Ser responsável é ser parte da solução. É, em essência, ser protagonista das grandes transformações. É uma atitude que deve permear todas as dimensões de um indivíduo: ser responsável com sua família, sua empresa, sua comunidade. E consigo mesmo.
Nas eleições, isso significa uma atitude simples e poderosa: analisar a biografia do candidato, a viabilidade de suas propostas e, depois, acompanhar o desempenho dos eleitos, participando da construção de políticas públicas e manifestando-se através dos diversos canais de comunicação à disposição dos cidadãos.
Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e político, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres.
O movimento "Sou Responsável" não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos."