OAB SP lança campanha “Pare de Dirigir Teclando – Segurança no Trânsito”

Tweet


10/10/2018

OAB SP lança campanha “Pare de Dirigir Teclando – Segurança no Trânsito”

Por ser uma entidade da sociedade civil comprometida com os interesses da advocacia e da cidadania, a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil frequentemente promove campanhas voltadas à construção de uma sociedade mais justa e fraterna. O exemplo mais recente é a campanha Pare de Dirigir Teclando – Segurança no Trânsito, lançada na sede da entidade (06/10). Na primeira ação da campanha foi realizada uma "motociata", com os participantes saindo da sede a OAB SP até a Rua General Osório (conhecida em São Paulo como rua dos motociclistas), local em que adesivos com o lema da campanha foram distribuídos para o público.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. Os dados integram um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária e revelam que desviar o olhar para responder uma mensagem à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol com os olhos fechados. Ou seja, o carro fica “sem motorista” por uma distância de 100 metros.

“A nossa campanha vem para mudar esse  quase condicionamento que se estabeleceu, já que hoje ninguém consegue fazer nada sem usar o celular. A campanha é um meio de colaborar com a solução do problema, uma vez que a autuação dessa infração de trânsito é difícil de aplicar, porque não é possível o uso de equipamentos automatizados”, avaliou Antonio Carlos Duarte Moreira, presidente da Comissão do Advogado Motociclista da OAB SP. “Recentemente, a Organização Mundial de Saúde passou a considerar o celular um fator de risco ao volante. Essa campanha vem ao encontro do esforço da prefeitura em diminuir os acidentes na capital”, explicou Carolina Cominotti, assessora técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

O vice-presidente da OAB SP,  Fábio Romeu Canton Filho, ressaltou que “a Ordem sempre organiza campanhas de cidadania para auxiliar a sociedade. As nossas bandeiras e ideais são materializados por meio das ações de nossos membros do Conselho e das Comissões temáticas, pensando no bem comum”. 

A mesa de trabalhos para a solenidade de lançamento da campanha contou com a participação de Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, conselheira secional; Rosa Ramos, conselheira secional; Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros, presidente da Comissão de Estudos da Mobilidade Ciclística; Wudson Menezes Ribeiro, conselheiro Secional; Claudio Moreira do Nascimento, vice-presidente da Comissão do Advogado Motociclista; Ana Maria Ribeiro Pereira da Silva, presidente da Subseção de Jacareí; e o 1º tenente PM Henrique de Oliveira e Silva, do 2º Batalhão de Choque – ROCAM.

Veja mais fotos aqui