Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP será presidida por José Roberto Sodero Victório

Tweet


10/01/2019

As propostas de reforma da Previdência que devem ser encaminhadas pelo governo federal ao Congresso vão exigir da advocacia que atua na área aprofundamento da matéria. A implantação de um novo modelo de aposentadoria será pauta de muita discussão, o que demandará da Comissão da OAB SP que acompanha a área esforço redobrado. Com isso em vista, o presidente da Seção São Paulo da Ordem, Caio Augusto Silva dos Santos, editou, já na posse administrativa da nova diretoria (01/01/2019), a Portaria de nº 05/2019 designando o advogado e professor de Direito Previdenciário José Roberto Sodero Victório para presidir a Comissão da entidade. “Em razão das discussões sobre a Reforma Previdenciária, achamos fundamental, desde logo, indicarmos o presidente da Comissão”, pontuou.

De acordo com Sodero, o Direito Previdenciário é um dos ramos que mais tece demandas nos últimos anos por conta das garantias trazidas aos cidadãos a partir da Constituição de 1988. “Isso fez com que a advocacia precisasse entender melhor o tema, com uma busca incessante de qualificação”, ponderou. “Agora, nesse momento de uma nova tentativa de reforma – que chamo de contrarreforma –, teremos muitas demandas do ponto de vista judicial e administrativo”, acrescentou. Além de acompanhar as alterações que serão propostas, a Comissão irá se debruçar sobre outros assuntos, como o chamado INSS digital e a relação dos escritórios paralegais com o Direito. “Pretendemos, ainda, estreitar nossas relações com Poder Judiciário, tanto o federal quanto o Estadual.”

Perfil da liderança
Formado pela Universidade de Taubaté em 1987, instituição em que concluiu mestrado, o advogado José Roberto Sodero Victório é doutor pela Universidad del Museo Social Argentino e pós-doutor pela Universidade de Salerno (ITA). É coordenador e professor de pós-graduação de vários cursos. Na Secional paulista da Ordem, proferiu palestras e participou de congressos sobre Direito Previdenciário nas Subseções do Estado, além de ter ministrado cursos na Escola Superior de Advocacia.