Nova diretoria de Franca toma posse

Tweet


25/03/2019

20.03.2019 - Posse da diretoria eleita da Subseção de Franca

A noite de posse da nova diretoria em Franca, liderada por Marcelo Noronha Mariano, foi marcada por cerimônia de empossamento das 56 Comissões e diretores adjuntos, além de render homenagens a ex-presidentes locais. O presidente Secional, Caio Augusto Silva dos Santos, esteve presente e reiterou, em meio aos pontos abordados na ocasião, a importância do respeito às instituições em um Estado Democrático de Direito. 

“Quem erra são as pessoas que as integram e, estas, devem ser punidas na medida da lei”, disse. Ele lembrou ainda que a advocacia tem papel historicamente fundamental para o anúncio diário de mandos e desmandos no país e atua como defensora do cidadão, sendo sua voz diante de poderes constituídos.

“O advogado e a advogada são indivíduos que não têm o direito de ter medo. O exercício da atividade requer coragem”, pontuou. Entre os objetivos para o triênio, o presidente da OAB Franca, Marcelo Mariano, disse que os focos da gestão são aproximar-se de questões relevantes para a sociedade e o incentivo ao suporte da advocacia por meio de diversas frentes, entre as quais as prerrogativas e a disseminação de cursos por intermédio da ESA. A Subseção fará, ainda, investimentos estruturais, o que soma a construção de um elevador.

Ao lado de Mariano, assumiram a diretoria em Franca o vice Acir de Matos Gomes, Helen Marini Dias (secretária-geral), Luiza Gomes Miranda (secretária adjunta) e Eric Antunes Pereira dos Santos (diretor-tesoureiro). Como diretores adjuntos atuarão Ana Beatriz Junqueira Munhoz, Augusto Rodarte de Almeida, Rafaela Pinto Bezerra Cunha Sousa, Soraya Carillo e Wendell Luis Rosa.

Em seguida, Acir de Matos Gomes falou em nome dos presidentes das Comissões locais destacando a atuação dos grupos de trabalho como fundamental na tarefa de aproximação com a sociedade. Myrian Karam, que ocupava a vice-presidência da Subseção até dezembro de 2018, falou em nome das advogadas de Franca, enfatizando a missão, agora como vice-presidente da Comissão estadual da Mulher Advogada (CMA), de buscar igualdade de direitos e de gêneros para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa. A tarefa será capitaneada em conjunto com Claudia Luna, presidente da CMA.

Homenagens
Na mesma noite, ex-presidentes da OAB Franca foram homenageados: Carlos Faleiros Diniz (1980/1981), Nilson Rodrigues (1987/1988), Sindoval Gomes (1989/1990 e gestões 1998/2003), Joacir Badaró (1991/1992), Marco Aurélio Gilberti Filho (2004/2006), Mansur Jorge Said Filho (2007/2008), Ivan da Cunha Sousa (2009 e 2013/2015) e José Nelson Menezes Salerno (2010/2012).

José Nelson Salerno, porta-voz dos homenageados, reiterou que, em sua avaliação, o trabalho em Franca sempre fluiu baseado em parceria e aconselhamento entre os ex-dirigentes, o que permitiu que a atuação ocorresse da melhor maneira possível.

O encerramento da cerimônia contou com bênçãos de Laurindo Pinheiro Neto (Candomblé), Wagner Botelho Cherioni (Conselho de Pastores de Franca) e dom Paulo Beloto (bispo da Diocese de Franca).  

Presenças
Também compuseram a mesa a conselheira Secional, Regina Maria Darini Leal; o prefeito Gilson de Souza; Marcelo Duarte da Silva, juiz titular da Terceira Vara Federal da comarca; Wesley Sanches Pinho, Defensoria Pública local; Vinicius Alexandre Marini, delegado de polícia de São Joaquim da Barra, e Marcel Pereira, capitão da PM.