Mês da Advocacia em São José do Rio Preto é marcado por homenagem à classe

Tweet


05/08/2019

02.03.2019 - Homenagem ao dia dos advogados em São José do Rio Preto


A Subseção de São José do Rio Preto marcou o início do mês da Advocacia com honrarias para a classe. O Legislativo municipal com lei específica para a data – 11 de agosto – promoveu homenagem na Casa da Advocacia da cidade (02/08), com presença do presidente da OAB SP, Caio Augusto do Santos Filho. Em nome de todos os operadores do Direito no Estado, cuja instituição congrega o maior número de inscritos do país – aproximadamente 400 mil –, o líder paulista elencou pontos fundamentais para o bom andamento do sistema de Justiça. Ele falou dos direitos de cidadania e destacou a defesa intransigente das prerrogativas profissionais para que advogadas e advogados possam cumprir seu papel de garantidores da defesa e de representantes da Constituição e das leis.

Para Caio Augusto, a advocacia tem missão fundamental na sustentação do Estado Democrático de Direito e de defensora dos poderes constituídos. “A missão nos foi outorgada, pelo artigo 133 da Constituição, de estar ao lado do cidadão, para defendê-lo, sem sermos subjugados por quem quer que seja. Bem como temos de trabalhar ao lado de todos os poderes para que a Justiça e as leis sejam respeitadas”, pontuou, ao observar que a verdadeira arma da advocacia é a lei. “Essa tem a função de impor limites àquele que desrespeitar os direitos de cidadania.” Aos ouvintes, destacou ainda os primeiros passos da atual gestão e adiantou que há muito por fazer. Entre os feitos, foram lembrados a instalação do Portal da Transparência, a realização de audiências públicas e as políticas voltadas para dar igualdade entre mulheres e homens, além das iniciativas e incentivos para ajudar no aprimoramento profissional, especialmente para os ingressantes na profissão.

O proponente da consagração, vereador Pedro Roberto Gomes, adotou pronunciamento similar, salientado a relevância dos advogados na defesa do cidadão. “Legislativo e OAB têm de caminhar juntos na proteção dos direitos dos cidadãos, para que sejam tratados com respeito perante a Justiça”, enfatizou.

Coube ao presidente da OAB de São José do Rio Preto, Marcelo Henrique, ressaltar a honra de estar à frente da advocacia da região quando serão celebrados 192 anos da criação dos Ensinos Jurídicos no Brasil, em 11 de agosto próximo. “Essa plateia, repleta de autoridades, com valorosos advogados e advogadas, faz com que esse momento fique registrado na história”, afirmou o dirigente de uma das mais antigas Subseções, criada em 1932, juntamente com as primeiras 28 do Estado.

Presenças
Estiveram presentes os conselheiros Secionais Suzana Helena Quintana, Odinei Rogério Bianchin e Milton José Ferreira de Mello. Entre as autoridades, o juiz-diretor da cidade, Paulo Marques Vieira, e demais representantes do Judiciário, do Executivo e do Legislativo municipal.