Presidente da OAB SP prestigia I Congresso Brasileiro de Direito Médico em São José do Rio Preto

Tweet


07/11/2019

24/10/2019- I Congresso Brasileiro de Direito Médico Faceres

A ligação cada vez mais próxima entre o Direito e a Medicina respaldou a realização do I Congresso Brasileiro de Direito Médico realizado pela FACERES em São José do Rio Preto (24/10). Esta relação das disciplinas foi exaltada pelo presidente da OAB São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, em seu discurso, durante a abertura do evento.

A importância da interdisciplinaridade foi demonstrada pelo líder da Advocacia paulista, que ponderou o fato do Direito se relacionar com múltiplas e diversas matérias: “É possível discutir Direito em todas as demais profissões. A função do Direito é servir e facilitar o diálogo entre todas as disciplinas e profissões”, assegurou.

Já o presidente da OAB em São José do Rio Preto, Marcelo Henrique, enalteceu a proposta de aperfeiçoamento profissional desenvolvida no âmbito do direito médico. “Eventos como este melhoram a qualidade da profissão com a distribuição do conhecimento”, disse.

Aspectos substanciais e processuais, responsabilidade civil por erro médico e anuário da Justiça sobre saúde suplementar, sendo esta última palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Villas Bôas, foram alguns dos temas abarcados na programação.

Coordenador do Congresso e da pós-graduação em Direito Médico na FACERES, Sérgio Augusto Nogueira, relembrou a missão de constituir a primeira especialização na área na região Noroeste de São Paulo. Na ocasião, Sérgio destacou que a crescente judicialização da saúde e a necessidade de aperfeiçoamento dos advogados, médicos e profissionais da área, ensejaram a criação do curso. Diretor da faculdade de medicina FACERES, Toufic Anbar Neto, ponderou que após o curso se materializar, graças ao coordenador e idealizador da pós-graduação, constatou-se que existe aderência para a realização da iniciativa.

Presenças
Além dos já citados, compareceram ao evento: Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto; Paulo Roberto Zaidan Maluf, juiz da 8ª Vara Cível de São José do Rio Preto; Milton Ferreira Melo e Marco Gussoni, conselheiros secionais da OAB SP; Paulo Younes, presidente da 11ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED); Rodrigo Fachin, presidente da OAB de São José Bonifácio; Marcos Roberto Sanchez Galves, presidente da OAB de Mirassol; João Paulo Maciel de Araújo, secretário-geral adjunto da OAB de Mirassol; Breno Gianotto Estrela, presidente da OAB de Tanabi; André Ribeiro Ângelo, presidente da OAB de Catanduva; e Sissyane Rodrigues Ferreira, coordenadora de Direito Médico da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB SP.