Casa da Advocacia de Nova Odessa faz homenagem a advogado


21/07/2014

Na cerimônia de inauguração da nova sede da OAB-Nova Odessa, na última quinta-feira (18/07), às 20h30, o Presidente da OAB SP, Marcos da Costa, lembrou-se da criação da Subsecção, que pertencia à Americana, elogiando a condução da gestão pioneira da Presidente Cátia Regina Dalla Valle Orasmo: “Na Ordem temos uma matemática diferente, dividimos para multiplicar a força da Advocacia de toda uma região, como aconteceu com a criação da Subsecção de Nova Odessa. A inauguração dessa nova sede é um passo a mais na sua consolidação”.

O Presidente Marcos da Costa apontou  que a nova Casa da Advocacia faz importante referência à Advocacia local,  homenageando  o advogado Elinier Kokol(1939-2013) que empresta seu nome à nova sede. Costa também enfatizou que a nova Casa será uma trincheira na defesa da cidadania e que a principal necessidade do ser humano é por Justiça.

O Presidente da Subsecção de Nova Odessa,Alessandre  Passos Pimentel destacou a escolha de Elinier Kokol para patrono da Casa de Nova Odessa: “Ele representa uma advocacia dos tempos difíceis, Esteve à frente de um escritório de advocacia, foi professor, deixou um legado muito importante, tanto para o filho (Rololfo Otto Kokol), como para a Advocacia local”. Lembrou que, mesmo doente, Elinier cumpriu sua obrigação eleitoral ao votar no último pleito da OAB. ”É com muita honra e iluminação que essa Casa tem como patrono um advogado inesquecível”. Pimentel também citou nominalmente todos os seus diretores e destacou qualidades de cada um (Osmar Alves de Carvalho, Vice-Presidente; Ivonete Antunes, Secretária geral; Carlos Thiago Jirschik da Cruz, Secretário-geral adjunto) e Luiz Henrique Teixeira, Tesoureiro) e afirmou que a na nova Casa os advogados estarão prontos para prover “água a quem tem sede e pão para quem teme fome de justiça, solidariedade e ajuda”.

O advogado Roldolfo Kokol, filho do homenageado, agradeceu em nome da família e disse que seu pai militou durante 43 anos e que fez da advocacia o lema de sua existência e que nunca se curvou a qualquer opressão.  Definiu a cerimônia de inauguração da nova Casa com três palavras – orgulho (pela homenagem ao pai), alegria (o exemplo deixado ) e beneplasto (pela justa e sincera homenagem).  Disse que a nova sede é a concretização de um sonho e que a “advocacia, a cidadania e a OAB promovem o progresso”. Ao final do discurso, homenageou os Diretores da OAB- Nova Odessa.

Juntamente com a inauguração da Casa da Advocacia, o Presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho inaugurou o Espaço da Caixa em Nova Odessa e  ressaltou que advogados como Elinier Kokol deixaram sólidos exemplos e que “os dirigentes da OAB do país inteiro nos dão exemplos cotidianos de como deve agir um advogado, um dirigente de Ordem. Nós [advogados]  estamos a serviço da cidadania e do cidadão. Somos realmente os últimos combatentes da sociedade. Temos orgulho de Elinier e temos orgulho de sermos advogados”. Canton também discorreu sobre a série de serviços que a Caixa presta aos advogados e apontou que os advogados somente neste ano economizaram R$ 21,3 milhões, entre serviços e benefícios.   Ao final do evento o padre José Carlos Gonçalves e o pastor Habacuque Nascimento Pimentel concederam a benção à nova Casa.

Participaram do grupo inaugural, além dos já citados:  Michelli Vieira Rueta, Juiza Diretora do Fórum da Comarca de Nova Odessa; Mauro Ramalho, Secretário Municipal de Administração, representando o prefeito; Caio Augusto Silva dos Santos, Secretário-geral da OAB SP; Celio Luiz Bittencourt, Diretor Tesoureiro da CAASP; Adib Kassouf Sad, Diretor da Caixa; Ricardo Galante Andreetta, Conselho seccional; Manuel Samartin, ex-prefeito de Nova Odessa, Vereador Fabiano Pinguim, Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste;Carlos Rosenberg, advogado decano de Nova Odessa.