Programação do Mês do Advogado


01/08/2014

Para comemorar o Mês do Advogado, o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a Jornada Jurídica, com palestras sobre temas de grande relevância para os profissionais da área. Os eventos acontecerão entre os dias 4 e 15 de agosto, na sede da Ordem (Praça da Sé, 385).

4/8
Às 9h30 a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Kátia Boulos, será a expositora em “Polêmicas Atuais do Direito de Família”.
 
Às 15 horas, o Advogado Orlando Bortolai Júnior falará sobre “Algumas Implicações da Execução por Título Judicial, Segundo a Lei nº 11.382/2006”.
 
Às 19 horas, o Desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro será o palestrante em “Funcionamento Judicial dos Processos do Meio Ambiente: cível e criminal”.


5/8
Às 9h30, o Advogado Gerson Shiguemori discorrerá sobre “Audiência Trabalhista”.
 
Às 15 horas, a Advogada Marli Parada falará sobre “A Aplicação da Lei Maria da Penha no âmbito do Direito de Família, Civil e Criminal”.
 
Às 19 horas, o Advogado J.B. Oliveira será o expositor em “Falando Direito”.

 
6/8
Às 9h30, a Advogada Laurady Thereza Figueiredo será a palestrante em “Honorários Advocatícios – da cobrança à execução”.
 
Às 15 horas, o Advogado José Eduardo Tavolieri de Oliveira discorrerá sobre “Uma Visão Geral sobre os Avanços do Código de Defesa do Consumidor”.
 
Às 19 horas, o Advogado Marcio Rachkorsky dissertará sobre “Mercado de Trabalho nos Condomínios e Empreendimentos Imobiliários”
 
 
 
7/8
Às 9h30, a Advogada Renata Soltanovitch será a expositora em “Ética e Responsabilidade do Advogado – O Advogado no Banco dos Réus”.
 
Às 15 horas, a Advogada Maria Cristina Zainaghi será a palestrante em “O Princípio da Razoável Duração do Processo na Constituição e no Projeto do CPC”.
 
Às 19 horas, o Advogado César Marcos Klouri discorrerá sobre “As Relevantes Alterações no projeto do Novo Código de Processo Civil”.
 
8/8
Às 9h30, o tema da palestra será “União Homoafetiva”, com exposição da Advogada Jamile Gebrael Estephan.
 
Às 15 horas, o Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB SP, Dircêo Torrecillas Ramos, discorrerá sobre “O Pacto Federativo”.
 
Às 19 horas, o Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB SP, Nelson Sussumu Shikicima, será o expositor em “Novas Formas de Constituição Familiar e suas Consequências Jurídicas”.
 
 
11/8
Às 9h30, o Presidente da  Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB SP, Antônio Carlos Berlini, falará sobre “Adoção e Convivência Familiar”.
 
Às 15 horas, o Advogado Edson Luz Knippel será o palestrante em “Habeas Corpus – Aspectos práticos e teóricos”.
 
Às 19 horas, serão apresentadas duas palestras “Marco Civil – Reflexo para as empresas”, com exposição do Advogado Paulo Vestim Grande;  e “Questões Éticas – Honorários advocatícios”, com exposição do Presidente do 1º TED Deontológico da OAB SP.
 
 
 
12/8
Às 9h30, o Advogado Mário Sérgio de Oliveira será o palestrante em “A Influência da Mídia no Processo Penal”.
 
Às 15 horas, será apresentada a palestra “A Lei do Marco Civil na Internet e Proteção de Dados”. O expositor será o Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB SP e da Comissão de Direito na Sociedade da Informação e Crimes Eletrônicos da OAB Pinheiros.
 
Às 19 horas, o Advogado Vicente Greco Filho ministrará a palestra “A Nova Lei da Punição de Empresas”.
 
 
13/8
Às 9h30, será apresentada a palestra “Provas no Processo do Trabalho”, com exposição do Advogado Carlos Frederico Zimmermann Neto.
 
Às 15 horas, o Presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB SP, Marcelo Manhães de Almeida, será o palestrante em “Cautelas Jurídicas para Aquisição de Imóveis”.
 
Às 19 horas, o Advogado Jorge Miguel será o palestrante em “A Oratória do Padre Antonio Vieira”.
 
 
 
14/8  
Às 9h30, será apresentada a palestra “Da Resposta do Réu no Processo Civil”. O expositor será o Advogado Fabio Guedes Garcia da Silveira.
 
Às 15 horas, o Advogado Marcelino Sato Matsuda será o palestrante em “Direito Eletrônico”.
 
Às 19 horas, “O Ministério Público e o Combate à Criminalidade Diante da Nossa Legislação Penal” é o tema da palestra ministrada pelo Promotor de Justiça Marcelo Luiz Barone.
 
 
 
15/8
Às 9h30, a Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP, Lucia Maria Bludeni, será a expositora em “As Relações de Trabalho no Terceiro Setor”.
 
Às 15 horas, será apresentada a palestra “55 Anos de Experiências no Direito Criminal”, com exposição do Advogado Adib Geraldo Jabur.
 
Às 19 horas, o Presidente da Comissão de Estudos sobre a Justiça Militar da OAB SP, Marco Aurélio Vicente Vieira, será o palestrante em “Cadeia de Custódia na Perícia Criminal”.