Responsabilidades do Titular quanto ao controle, proteção e guarda da chave privada - e-CPF A3

No certificado e-CPF A3, o par de chaves pública/privada é gerado e armazenado em cartão inteligente (smart card) e protegido pelos controles PIN e PUK. O responsável pelo certificado deve configurar e manter o sigilo desses controles.

PIN - O número de identificação PIN funciona como mecanismo de bloqueio para restringir o uso da chave armazenada no cartão inteligente, ainda que outras pessoas tenham acesso a ele. Todos os cartões de e-CPF A3 Certisign saem de fábrica com o mesmo PIN: 1234. O titular do certificado deve alterar esse PIN para um número secreto de seu conhecimento exclusivo. A Certisign recomenda a alteração imediata do PIN original para garantir a segurança da chave. Sugerimos ainda que o novo PIN seja guardado em local seguro. Para modificar o PIN, selecione as opções ‘Token > Change PIN’.

PUK - O código de desbloqueio pessoal PUK é utilizado para resgatar seu PIN em caso de perda ou bloqueio. Todos os cartões de e-CPF A3 Certisign saem de fábrica com o mesmo PUK: 1234. Assim, o PUK também deve ser alterado para um código que somente você conheça. A Certisign recomenda que você altere imediatamente o PUK original para outro código de 8 (oito) dígitos de seu conhecimento exclusivo. Sugerimos ainda que o novo PUK seja guardado em local seguro, pois sua perda inviabilizará o resgate do respectivo PIN.

Nota: Caso o PIN seja digitado incorretamente 3 (três) vezes, o cartão será imediatamente bloqueado e o titular do certificado deverá utilizar o PUK para reativá-lo