86 anos em movimento pela democracia

Tweet

A participação contínua em lutas significativas para a sociedade dá à Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil inquestionável relevância em sua histórica trajetória em defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, da cidadania e das prerrogativas profissionais da classe – as quais não são privilégios dos advogados, mas ferramentas para o exercício do direito de defesa. 

Ao completar 86 anos de fundação hoje (22/01), a OAB SP celebra, mais uma vez, seu papel vital de guardiã dos princípios republicanos e das garantias individuais ciente de que, neste ano de renovação da representação política do País, tem a missão de difundir a responsabilidade de todos por escolhas conscientes nas urnas. 

A entidade atravessou um período singular de realizações implementadas no último ano e foi coroada pelo êxito da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada em São Paulo, após 47 anos de ausência na cidade, e que reuniu mais de 20 mil advogadas e advogados para se aprofundarem em temas relevantes para a nossa profissão e para a cidadania, com eixo na defesa dos direitos fundamentais. A numerosa adesão da advocacia nos debates deixou evidente a necessidade de a OAB SP manter-se na sua expressiva trilha em prol da classe e de seu papel social. 

As portas de nossa entidade têm sido abertas para a Advocacia e a sociedade acompanhar e participar do lançamento de campanhas contra a corrupção, pelas reformas políticas e tributária e seminários em busca de saídas para a crise, entre outros eventos. A OAB SP realizou audiências públicas sobre, por exemplo, as Reformas Trabalhista e Previdenciária, com especialistas e representantes do Poder Executivo e do Congresso Nacional. Tudo feito para esclarecer a cidadania e valorizar a nossa atividade, tão essencial à Democracia. 

Nesse compasso estamos construindo, este ano, um novo espaço na sede institucional, no centro da capital, para amplificar a voz da Advocacia. Trata-se do auditório que comportará um público próximo a 350 pessoas, com recursos de apoio de tecnologia de última geração para oferecer mais conhecimento e divulgar informações de interesse amplo no enfrentamento do desenvolvimento da vida pública. Essa disposição da entidade para servir ao País faz paralelo com o perfil dos profissionais que representa, advogadas e advogados que se dedicam a contribuir com a aplicação e aperfeiçoamento da Justiça. 

Ao completar 86 anos, a OAB SP continua reverberando a inspiração de perseguir um País melhor. Algo natural para uma entidade que registra na sua origem os genes da luta constitucionalista impressos na atuação da sua primeira diretoria que abraçou o Movimento da Revolução Constitucionalista de 1932, defendendo eleições mais democráticas, com voto secreto e das mulheres e na formulação de uma Constituição que espelhasse os legítimos interesses da sociedade. 

Viva a advocacia de São Paulo, Viva a OAB de São Paulo! 

Marcos da Costa
Presidente da OAB SP