Em nome da Democracia

Tweet

O respeito aos princípios democráticos, acima de tudo, é fundamental. Essa é a nossa crença ao vermos o final do processo eleitoral, que teve como vitoriosa a chapa “Coragem e Inovação”, liderada pelo advogado Caio Augusto Silva dos Santos, no pleito para escolher o comando da Secional paulista da Ordem no triênio 2019/2021.

As eleições da OAB SP espelham características inerentes à advocacia bandeirante, de defesa da democracia e da participação política, com a compreensão de que a eleição é o palco apropriado para apresentação de propostas que deverão nortear a gestão da chapa vencedora, com a responsabilidade de representar a valorosa classe paulista e de servir à justiça e ao Estado de Direito.

Fez-se uma campanha aberta, livre, plural, com a inscrição de cinco chapas, a denotar a crescente participação de advogadas e advogados no processo de escolha dos dirigentes de sua entidade.

Ao tempo em que desejamos pleno sucesso aos vitoriosos, certos de que, por suas qualidades, saberes e experiência, haverão de cumprir com eficiência a nobre missão que lhes aguarda, desejamos enaltecer o espírito aguerrido dos advogados paulistas, cada vez mais conscientes de seu dever cívico.

A mobilização da classe e sua disposição de se fazer presente no evento de escolha da nova diretoria da nossa Secional firmam uma vibrante resposta aos anseios que se ouvem por todos os lados e que têm como base o compromisso com os avanços das instituições nacionais e o aprimoramento de nossa democracia participativa.

A OAB é una, indivisível, coerente em torno do ideário expresso em seus estatutos, e as eventuais divisões políticas que apresenta, por ocasião de suas eleições, constituem a chama da índole democrática que move seus integrantes.

Estamos saindo do momento eleitoral mais fortes, mais coesos e sabedores do papel fundamental da advocacia no momento político-institucional em que vive o país.

Marcos da Costa
Presidente da OAB SP