Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Dia 19 de maio - Dia de Santo Ivo

Dia 19 de maio - Dia de Santo Ivo

18/05/2013

PADROEIRO DOS ADVOGADOS

Ivo de Kermartin nasceu em 1253, na França. Em 1267, ingressou na Universidade de Paris, graduando-se em Direito Civil. Mais tarde, também estudou Direito Canônico. Em 1280, já de volta à Bretanha, após receber as primeiras ordens, Ivo de Kermartin aceitou o cargo de juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Rennes.
Sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador o levaram a conquistar o respeito até dos que perdiam as questões. "Advogado dos Pobres" foi o título que recebeu por sua defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados. Santo Ivo resistiu às injustas taxações do Rei, que ele considerava uma invasão aos direitos da Igreja. O sacerdote faleceu em 19 de maio de 1303, e foi canonizado pelo Papa Clemente VI em 1347.

 

ORAÇÃO A SANTO IVO
Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da eqüidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, pospostos todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.


Atenciosamente


HELDER AUGUSTO CORDEIRO FERREIRA PIEDADE
Presidente em exercício

Ações do documento

Este site é da Subseção de Jacupiranga.  Os textos aqui publicados não representam necessariamente a opinião da Secional de São Paulo.