Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Palestra sobre comunicação superou expectativas do público

Palestra sobre comunicação superou expectativas do público

04/09/2017

Prof. Mauro abordou o tema de modo literário contextualizando com atualidades

No dia 16 de agosto de 2017, em atividade proposta para celebrar o Dia do Advogado, a diretoria da OAB – Lins, presidida por Alexsandro Tadeu Januário de Oliveira,  convidou o Prof. Mauro de Sousa Ribeiro para ministrar a palestra “A importância da boa comunicação”, oportunidade em que o tema foi abordado de modo literário, contextualizando os acontecimentos atuais como o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quando ministros justificaram os votos utilizando-se de personagens e histórias da literatura.

Um dos exemplos citados foi do Ministro Gilmar Mendes que citou o personagem Américo Pisca Pisca do escritor Monteiro Lobato, o qual tem a pretensão de mudar as coisas da natureza. Outros ministros mencionados foram Nicolau Dino e Admar Gonzaga que fizeram citações de personagens literários como Pôncio Pilatos e à espada de Dâmocles, consequentemente. O primeiro disse que não lavaria as mãos diante do julgamento e o segundo que se sentia pressionado para tomar a decisão, como se dele dependesse todo o processo.

Como o auxílio de Datashow, o Professor falou também da época evolutiva da comunicação que vivemos com a tecnologia – principalmente as redes sociais, lembrando que é preciso pensar antes publicar, de tornar público, haja vista a postura coerente dos profissionais com a atividade. “Precisamos saber o dia e o tempo de usar a tecnologia porque é certo que ela nos ajuda muito. No entanto, se uma mensagem rápida e equivocada chegar ao destinatário pode ser tarde demais porque já está registrado. Afinal o que escrevemos fica registrado, constrangendo ou entristecendo a pessoa que esperava uma mensagem mais humanizada.” – disse o Professor e todos concordaram.

Houve ainda referência ao tempo em que o palestrante vivia de jornalismo quando ele era responsável pela coleta, redação e edição  dos textos a serem publicados, relevando a responsabilidade de levar informação à população de modo rápido e responsável. Foi ressaltado que a maior parte da população não se interessa por leitura; “Quando tivermos pessoas ouvindo boas músicas e lendo bons livros nosso mundo será muito melhor. Primeiro pela questão humanista que a arte proporciona e depois pelas palavras e contextualizações sobre todas as coisas que estão acontecendo, demonstrando coerência e conhecimento de mundo.”

No final, o Presidente da OAB – Lins Dr. Alexsandro, agradeceu a participação dos advogados e ao Professor Mauro nas celebrações dizendo que a questão é importantíssima, pois “é a nosso instrumento de trabalho”. Em seguida, houve convite aos participantes para preencherem o formulário de satisfação, segundo o qual a maioria respondeu que o evento foi excelente. Outras palestras serão oferecidas durante o mês dos advogados.

Ações do documento

Este site é da Subseção de Lins.  Os textos aqui publicados não representam necessariamente a opinião da Secional de São Paulo.