OAB SP LAMENTA MORTE DE CINEGRAFISTA NO RIO DE JANEIRO
07/11/2011
NOTA PÚBLICA
A OAB SP lamenta profundamente a morte do cinegrafista, Gelson Domingos da Silva, no último domingo (6/11), atingido por um tiro de fuzil , quando fazia a cobertura para a TV Bandeirantes de uma operação do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Policias Especiais na favela Antares, na zona oeste do Rio de Janeiro, na qual houve confronto armado com traficantes.
O trabalho de jornalistas como Gelson Domingos da Silva, que vão a campo em áreas de conflito, é fundamental para garantir o direito de informação da sociedade brasileira, aclarando o debate e a tomada de posição da opinião pública sobre determinado fato.
Pela sua importância social, o exercício profissional do jornalismo em áreas de conflito tem de receber mais garantias por parte do Estado para propiciar aos profissionais o desempenho de sua missão, sem que coloquem em risco a própria vida. Dessa forma, também se estará garantindo à população o acesso irrestrito à informação.
O exercício profissional do jornalismo, mesmo em condições adversas, deve ser assegurado sempre para que os brasileiros continuem a ser, cada dia mais, cidadãos informados e participativos, contribuindo, assim, para alicerçar uma sociedade dotada de mais direitos e liberdades.
São Paulo, 7 de novembro de 2011
Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente da OAB SP