D´URSO ELOGIA PERFIL SERENO E INDEPENDENTE DO NOVO PRESIDENTE DO STF
16/03/2012
“A Advocacia paulista recebe a eleição do ministro Britto com entusiasmo e com a certeza de que o período, infelizmente pequeno, no qual comandará o STF e o CNJ será de decisões independentes e serenas, como todas as anteriores que tomou quando presidiu o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e como os votos proferidos no Supremo”, disse D´Urso.
Para o presidente da OAB SP, o “perfil sereno e conciliador do ministro Aires Brito será de fundamental importância para conduzir os debates sobre temas delicados e julgamentos tensos como o do mensalão, que ele presidirá no STF e para dar continuidade ao trabalho que o CNJ vem realizando no sentido de aprimorar o Judiciário”.
A sucessão no STF é definida por antiguidade, portanto a escolha de Ayres Britto era dada como certa. Na vice-presidência assumirá o ministro Joaquim Barbosa. A posse está marcada para o dia 19 de abril, na sede do STF, em Brasília.
Nascido na cidade de Propriá, Sergipe, o novo presidente do STF esteve à frente do TSE entre maio de 2008 e abril de 2010 e ocupa assento no Supremo desde 2003. Durante esse período foi relator de casos importantes , que culminaram com mudanças significativas para a sociedade brasileira, como a liberação de pesquisa com células-tronco embrionárias, a proibição de nepotismo no Judiciário e o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo. No TSE, defendeu que candidatos condenador por improbidade administrativa e corrupção deveriam ficar inelegíveis. Isso antes da Lei da Ficha Limpa.