Subseção do Jabaquara comemora Dia do Advogado com exposição de artes

Tweet


17/08/2017

Subseção do Jabaquara comemora Dia do Advogado com exposição de artes
Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Antonio Ricardo Miranda Junior, presidente da Subseção do Jabaquara, na palestra "Advocacia e Cidadania"

O auditório da Casa da Advocacia e Cidadania do Jabaquara ficou lotado para dois atos especiais de comemoração do Dia do Advogado. No primeiro deles, o presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, palestrou sobre o papel da advocacia para sociedade brasileira. Logo depois, a secretária adjunta da Subseção, Cindia Regina Moraca, fez a abertura da exposição de artes ‘Quero que a Justiça reine em meu País’, abrigada no auditório da Subseção.

Numa palestra em tom de agradecimento à classe, Marcos da Costa falou de passagens históricas importantes para bandeiras corporativas da OAB SP e, principalmente, bandeiras institucionais, sempre deixando explícito que a materialização e a defesa desses ideais caros à sociedade ocorre por meio da dedicação dos profissionais do meio. “A advocacia sempre foi presente e atuante em defesa da cidadania. Na nossa história, vivemos momentos de exceção – ditaduras civil e militar – e a advocacia, em ato de coragem, manifestava repúdio contra as arbitrariedades, em ambos os períodos”.

Olhando para os dias de hoje e projetando o futuro, Marcos da Costa pontuou que uma das principais lutas que a classe deve encampar é o combate ao patrimonialismo. “No Brasil, parece que a cultura do patrimonialismo é insuperável, como alertou Raymundo Faoro, no livro ‘Os donos do poder’. Essa mistura nefasta entre o público e o privado tornou o Estado um ônus insuportável para a sociedade”, criticou.

Subseção do Jabaquara comemora Dia do Advogado com exposição de artes
Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Cindia Regina Moraca, secretária adjunta da Subseção do Jabaquara no descerramento das obras de artes, na abertura da exposição coletiva de arte

O presidente da Subseção do Jabaquara, Antonio Ricardo Miranda Junior, agradeceu a presença de Marcos da Costa e afirmou que não há glamour em ser dirigente de Ordem, mas sacrifício: “Nos dedicamos à entidade por que acreditamos na advocacia e acreditamos no País”.

A mesa de trabalho para o ato solene teve as presenças de Martim Lopes Martinez, presidente da Subseção do Jabaquara (1993-1997); Maira Pereira Velez, secretária geral da Subseção do Jabaquara; Maria da Graças Pereira de Melo, conselheira Secional; Alexandre Luiz Fernando Rollo, conselheiro Secional; e Antonio Carlos Duarte Moreira, presidente da Subseção do Ipiranga.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos