Lançada pedra fundamental para a construção da nova Casa da Advocacia de Altinópolis

Tweet


21/05/2018

Lançada pedra fundamental para a construção da nova Casa da Advocacia de Altinópolis
Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Rosana Alves da Silva, presidente da Subseção de Altinópolis, no descerramento de placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental da Casa da Advocacia e Cidadania da Subseção

Foi dado o passo inicial para a construção da Casa da Advocacia e da Cidadania na Subseção de Altinópolis da Seção São Paulo da OAB (11/05). A ocasião foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental em um terreno da avenida Pio Antunes de Figueiredo, região central, para que ali seja erguido o imóvel de acordo com o atual conceito da Secional paulista da Ordem: boa infraestrutura, dotada de acessibilidade e auditório para palestras e cursos promovidos pela entidade, além dos serviços oferecidos pela CAASP e pela Escola Superior de Advocacia. O momento foi completado pela outorga de carteira aos advogados ingressantes nos quadros da OAB, por homenagens e por entrega de certificados aos presidentes de Comissões temáticas.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Secional paulista da Ordem, Marcos da Costa, ressaltou aos recém-inscritos que a entrega da carteira da profissão é um dos momentos mais importantes para a instituição. E acrescentou: “Conseguimos unir aqui novos advogados e experientes operadores do Direito – hoje homenageados – que são o porto seguro da advocacia e muito têm a lhes ensinar”. Aos mais jovens, ele contou ainda um pouco de sua experiência profissional e do seu ingresso na Ordem como presidente de Comissão. Seguiu frisando a relevância da OAB para edificação da democracia brasileira. “É um orgulho estar em uma entidade que iniciou tantos movimentos em defesa dos direitos humanos e da cidadania; que mesmo em momentos de exceção, sempre lutou pelo respeito aos direitos humanos, contra a censura e pela democracia e reclamava pelo fim da violação dos direitos humanos e pela pacificação do país.”

Ao traçar um paralelo para o atual momento, o presidente da OAB SP lembrou que o Brasil, mesmo passando por um dos períodos mais longos de sua democracia, precisa de mudanças, pois ainda não conseguiu pôr fim “à má política” e aos discursos de ódio e de intolerância. “Quando vejo um país de tantas desesperanças, que tem na missão que se avizinha [as eleições] a oportunidade de renovar seus quadros, mas terá dificuldades em mudar por conta daqueles que buscam se perpetuar no poder, renovo as esperanças ao saber que também temos pessoas capazes de dar causas nobres a essa nação.”

Passagem do tempo
Um pouco da história da Subseção, que está prestes a completar 30 anos de fundação, foi contada pela presidente da OAB de Altinópolis, Rosana Alves da Silva. Ela lembrou que os primeiros passos foram dados pela família do ex-presidente Edino Nunes de Faria, e acrescentou que várias conquistas foram obtidas por cada dirigente que esteve à frente da entidade, até chegar à atual gestão. “Quando fomos eleitos, assumimos o compromisso de construir a Casa da Advocacia. Esse sonho começa a ser realizado hoje, com esse terreno que, em breve, abrigará nossa Casa.”

Falou em nome dos ex-presidentes da Subseção de Altinópolis Alexandre Trancho, que presidiu a entidade (2003/2009). “A advocacia sonhou em conjunto com uma OAB forte, que defenderia o advogado e a sociedade. Esse sonho tem-se tornado cada vez mais real”, afirmou. Sua fala foi o fio condutor para abrir sequência às homenagens. Entre as quais para Ariemir de Campos Elias Melis, cuja inscrição nos quadros da Ordem foi feita em 1964, ou seja, há 52 anos.

No terreno onde será erguido o imóvel, com aproximadamente 200 metros quadrados, foi colocada uma cápsula do tempo, com uma mensagem escrita pelo presidente Marcos da Costa. O baú foi preenchido ainda por fotografias e outros objetos que irão marcar a memória do lançamento da pedra fundamental. Além dos já citados acima, estiveram presentes o conselheiro Secional Ricardo Rui Giuntini; os atuais dirigentes da OAB de Altinópolis – Guilherme Thomazini (vice-presidente), Antonio Carlos de Souza (secretário-geral), Nayara Garcia da Costa (secretária-geral adjunta) e Airton Cézar Ribeiro (tesoureiro) – e os ex-presidentes: Luiz Antonio Garcia de Figueiredo, José Francisco Ferreira, Edmar Voltolini e Eliezer Walter Gentilini. Também compareceram diretores e o presidente da Subseção de Batatais, Ricardo Mansur Venturoso, bem como representantes do legislativo local.

Veja mais na Galeria de Fotos